Ao falar de astronomia tendemos a imaginar o espaço, estrelas, planetas e o universo escuro e infinito que nos rodeia. Para alguns parece algo profundamente misterioso; para os outros, um tema fascinante que tem cativado a milhares de pessoas ao longo dos séculos. Já na antiguidade, as primeiras civilizações olhavam as estrelas para conhecer as possíveis mudanças climáticas, inclusive eram usadas para tentar prever o futuro.

Na Rússia a astronomia não tem nada a ver com essas práticas primitivas, pelo contrário, tem sido objeto de estudo e grandes descobertas, significativas para a ciência e o avanço da humanidade. Feitos como: colocar o primeiro homem no espaço, a primeira mulher no espaço, o primeiro ser vivo no espaço e os ambiciosos planos futuristas, confirmam que para a Rússia o mundo exterior nunca foi um mistério insondável.

O que é astronomia?

Antes de continuar falando sobre a importância que tem essa ciência na Rússia, é necessário saber do que ela se trata com certeza, para poder compreender qual a transcendência que tem havido naquele país e porque eles têm dedicado tantas horas e investido tanto dinheiro no seu estudo, pois essa é uma das principais carreiras, nas quais a Rússia está na vanguarda, tornando-se inclusive uma potência mundial no assunto, disputando lado a lado com os Estados Unidos.

Segundo a Wikipédia, a astronomia é uma ciência cujo principal objetivo é o estudo dos corpos celestes encontrados no universo, entre os quais: os planetas, satélites, cometas, asteroides, meteoros, estrelas, matérias interestelares, sistemas de matéria escura, galáxias, aglomerados de galáxias, seus movimentos e todos os fenômenos que estão ligados a eles, sendo então um estudo praticamente infinito, assim como o próprio universo, dia após dia há algo novo a descobrir.

Além dos limites do nosso planeta

Olhando para o espaço nos perguntamos: O que há nesse profundo céu que nos rodeia? O que está por trás deste manto de estrelas que brilham todas as noites brilham ao redor do nosso planeta? Que mistérios escondem outros planetas? Como a terra é vista do lado de fora? Qual a nossa origem e qual o nosso papel nesse vasto universo? Todas essas são perguntas que a astronomia é capaz de responder e delas deriva o fato de tantos homens se envolverem no estudo dessa  ciência, tentando entender o homem em si mesmo.

Astronomia na história

Como mencionamos no início desse artigo, a astronomia é uma ciência que tem origem na antiguidade, alguns astrônomos tornaram-se mais famosos que outros, como é o caso de Aristóteles, Tales de Mileto, Nicolau Copérnico, Johannes Keppler, Galileu Galilei, Edmund Halley (este último é homenageado dando nome a um dos cometas mais famosos na história da astronomia), citando apenas alguns dos mais renomados. No entanto, a lista é bem mais ampla, e suas contribuições, grandes ou pequenas, têm nos dado o grande conhecimento que dispomos hoje sobre o universo que nos rodeia.

Homem é um ser curioso e inquiridor por natureza, ao olhar para o céu à noite e não entendê-lo, decidiu então conquistar o espaço, e aos poucos o conseguiu. Yuri Gagarin foi o pioneiro em fazê-lo, na missão a bordo da Vostok, que foi a primeira Missão com um ser humano para o espaço sideral e que conferiu a Yuri Gagarin o privilégio de ser o primeiro a ver o nosso planeta a partir do espaço externo.

Contribuições russas para os estudos astronômicos

Como já mencionamos, a Rússia é um país em que os cientistas tem concentrado grande entusiasmo e paixão pelo espaço exterior, e, devido às pesquisas realizadas por estudiosos desse país terem contribuído enormemente para a ciência, suas universidades estão entre as mais procuradas por aqueles que pretendem se especializar nessa área e por quem, por curiosidade, buscar saber mais a respeito do universo que nos rodeia.

No artigo intitulado Uma estação espacial na lua? A Rússia e os Estados Unidos o tornarão possível, abordamos uma dessas grandes contribuições futuras que a Rússia pretende concretizar através de um acordo entre a NASA e Roskosmos (agências espaciais dos Estados Unidos e da Rússia, respectivamente) através do qual se pretende construir a primeira estação espacial fora da superfície terrestre, que será construída na lua. A parte que compete Rússia será prover equipamentos e alguns engenheiros e cientistas que apoiarão tanto na parte técnica como científica.

Estudar astronomia na Rússia

Se o que já mencionamos nesse artigo lhe pareceu interessante, certamente você está pensando em fazer uma graduação ou especialização relacionadas à astronomia na Rússia, mas antes disso deve ficar atento para não errar o curso que deseja fazer, pois como mencionamos no artigo 10 coisas que você deve saber antes de estudar engenharia aeronáutica na Rússia, muitas pessoas confundem engenharia aeronáutica com engenharia aeroespacial. Se você estiver procurando algo que tenha a astronomia como fundamento, então a engenharia aeroespacial é sua melhor opção.

Uma das universidades mais famosas onde se pode fazer cursos relacionados ao espaço na Rússia é precisamente a Universidade Aeroespacial de Samara (SGAU), onde são ministradas graduações, pós-graduações e mestrados voltados ao espaço, astronomia e cosmonáutica. Muitos dos engenheiros aeronáuticos e aeroespaciais da Rússia se formaram nessa universidade, mas também a Universidade Estatal de Moscou (Bauman) tem sido o berço de mentes brilhantes como Serguéi Koroliov que foi o homem que projetou a Vostok (nave que levou Yuri Gagarin ao espaço).

O que você achou desse assunto? Tem interesse em estudar astronomia na Rússia e aprender mais sobre o universo que nos rodeia?

Se você quer saber mais sobre como estudar na Rússia, pode entrar em contato conosco ou escrever sua dúvida mais abaixo (secção comentários).

Imagem do @Kofe (Paco Fernández) via Flickr.com sob licença creative commons.