Na Rússia, o mês de agosto se caracteriza por ser o mês dos recém-casados, devido ao fato de ser verão nessa época do ano, permitindo ao casal poder desfrutar de suas bodas visitando locais com paisagens maravilhosas.

A maioria dos casamentos são muito caros, elegantes e belos, já que segundo a tradição é algo que deverá ser recordado “durante toda a vida”, e por isso, devem ser celebrações belíssimas e caras, passadas de geração para geração.

Como eram os casamentos tradicionalmente?

Estas celebrações geralmente se caracterizavam por contar com as seguintes etapas: cortejo, apresentação da noiva, compromisso matrimonial, despedida de solteiros, resgate nupcial, celebração e banquete.

• O cortejo: momento no qual a jovem é oferecida em matrimônio e, para o papel de intermediários eram contratados casamenteiros que não apenas recomendavam a jovem, mas também ajudavam na organização do matrimônio e em conseguir o tipo de noiva ideal. Na União Soviética, não existia o dito ritual de cortejo, por isso atualmente é considerado algo arcaico, relegado ao esquecimento. A figura do casamenteiro, atualmente, tem sido substituída pelas agências matrimoniais.
  • Apresentação da noiva: Logo após a realização do cortejo, os noivos ainda não podiam se ver. A apresentação da noiva ou encontro era realizado unicamente na presença dos pais. Se os país fossem de acordo com a escolha do casamenteiro, anunciavam o compromisso matrimonial do jovem casal. Tal anúncio era feito pelo pai da noiva na mesa, e logo era marcada a data e o lugar onde se ia realizar a união matrimonial.
  • Despedida de solteiros: Acontecia um dia antes do casamento, onde a atividade principal consistia em uma visita ao banho russo, até que era acompanhado de cantos e rituais estabelecidos pela tradição.

Geralmente, essa celebração durava dois dias, onde se realizava o chamado resgate ou výkup, que consistia em: o noivo se aproximava de todos os seus amigos para “resgatar” a sua futura esposa, enquanto os parentes e amigos da jovem criavam diferentes obstáculos para impedir que ele se aproximasse. Essa tradição, havia sido criada para evitar o incesto, assim os jovens podiam escolher mulheres de outros lugares, onde a maioria das vezes eram inimigos ferozes, com os quais teriam que lutar para “resgatar” a noiva.

Logo após o resgate, o ritual seguia na igreja, onde os casamenteiros acompanhavam os noivos pelo cortejo nupcial. Posteriormente, era costume preparar um banquete para os pais de ambas famílias onde cantavam, e realizavam festas solenes em honra aos recém-casados.

Essas tradições serão mantidas?

Hoje em dia, na Rússia, essa tradição é obedecida dependendo da criação da família, geralmente se mantem o banquete, o compromisso matrimonial e a celebração. O casal costuma se preparar para tal união matrimonial com dois (2) a quatro (4) meses de antecedência, reservando o restaurante e marcando a data de celebração.

Nas famílias mais tradicionais, o noivo vai para a casa dos pais da jovem para pedir a sua mão em casamento e dessa forma obter a aceitação da união matrimonial do jovem casal. Dessa forma, nas regiões sulistas da Rússia, ainda se mantem de certa forma, a figura do casamenteiro, que se faz companhia ao jovem na casa da noiva que se encontra junto aos seus pais e onde o jovem lhe propõe matrimonio, desde que os pais e acompanhantes aceitem a união.

Na celebração, os pais recebem os recém-casados e lhes oferecem uma fatia de pão e sal, onde a maior mordida será do “chefe de família”. Durante essa celebração, os convidados costumam gritar Gorko, que significa azedo, (quando os noivos devem se levantar e beijarem-se) já que segundo o costume, quanto mais gritarem, mas doce será a vida do casal.

Qual a sua opinião sobre esse assunto? Já frequentou algum casamento russo, o que achou?

Se você deseja saber como estudar na Rússia pode se inscrever para receber o nosso boletim informativo e receber gratuitamente o artigo intitulado Como estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia.

Imagem de pexels via Pixabay.com sob licença de creative commons.