A ciência teve um importante papel dentro da política nacional da União Soviética, estreitamente relacionado a ideologia e a praticidade. O desenvolvimento e o avanço científico eram de vital importância para a prioridade nacional, outorgando algumas honrarias aos cientistas mais destacados em suas distintas épocas, que se destacaram em diferentes ramos, ou seja: matemática, física, física nuclear, química e/ou astronomia. Sendo assim, foi o segundo país a desenvolver uma bomba atômica, em 1949. Em 1957, lançou o primeiro satélite artificial (Sputnik 1) e em 1961, Yuri Gagarin se torna o primeiro ser humano a ser enviado ao espaço.

O surgimento da ciência durante a Guerra

Pouco após terminada a segunda guerra mundial, a União Soviética se une a corrida para conseguir a bomba nuclear, três anos após, consegue a primeira reação nuclear em cadeia fora dos EUA, projeto que foi dirigido pelo físico Igor Kurchatov. Logo após o rompimento da URSS, a Rússia fez grandes avanços nessa ciência, onde foram construídas grandes infraestruturas, desde reatores até submarinos nucleares. Dessa forma, foi fundada a Real Academia de Ciência na Rússia.

A Real Academia de Ciência na Rússia é uma organização, que se encarrega de agrupar os institutos científicos do país e seu objetivo é fazer pesquisas fundamentais para o avanço da ciência. Para converter-se em membro deve possuir grandes méritos científicos, os membros se classificam nos níveis: membros ativos e membros correspondentes.

Avanços científicos no século XXI

• Petróleo e gás: Logo após distintos experimentos e cálculos, um grupo de cientistas demonstraram que o petróleo e o gás pode ser criado por meio de um processo abiogênico, isto é, um processo não biológico. Ao contrário da teoria aceita maiormente, que assegura somente ser possível por meio da decomposição da matéria orgânica.
  • Problema do milênio: Grefori Pérelman, no ano de 2003, demonstrou a hipótese de um dos sete problemas do milênio de Poincaré. O teorema consiste que a esfera quatridimensional, também chamada hiperesfera, é a única variedade compacta quatridimensional na qual todo laço ou círculo fechado se pode transformar em um ponto, isto é, que só há uma variedade fechada e simplesmente conexa de esfera quatridimensional.
  • Elementos superpesados: Os físicos do Instituto Central de Pesquisas Nucleares, sintetizaram pela primeira vez seis dos elementos mais pesados, do 113 ao 118. Quatro deles já têm sido reconhecidos pela União Internacional de Química Pura e Aplicada, com os nomes Flerovio (114), Livermorio (116), Moscovio (114) e Oganesón (118).
  • Láseres de exavatio: No ano 2006, é construído Petawatt Parametric Laser (também conhecido como PEARL), ou seja, um dispositivo que permite criar a radiação da luz mais potente da terra, baseado na tecnologia de ampliação da luz, com uma capacidade maior que a de qualquer central eléctrica existente.
  • Vacina contra a esclerose múltipla: Logo após várias tentativas, no ano 2016, um grupo de biólogos de Moscou, consegue criar uma vacina que permite curar a esclerose múltipla, enfermidade degenerativa severa que afeta o sistema imunológico.

Prêmios Nobel ganhados pela Rússia

1. Iván Pávlov – Nobel de Medicina (1904)
  2. Iliá Méchnikov – Nobel de Medicina (1908)
  3. Iván Bunin – Nobel de Literatura (1933)
  4. Nikolái Semiónov – Nobel de Química (1956)
  5. Pável Cherenkov – Nobel de Física (1958)
  6. Iliá Frank – Nobel de Física (1958)
  7. Ígor Tam – Nobel de Física (1958)
  8. Borís Pasternak – Nobel de Literatura (1958)
  9. Lev Landáu – Nobel de Física (1962)
  10. Nikolái Básov – Nobel de Física (1964)
  11. Aleksandr Prójorov – Nobel de Física (1964)
  12. Mijaíl Shólojov – Nobel de Literatura (1965)
  13. Aleksandr Solzhenitsyn – Nobel de Literatura (1970)
  14. Leonid Kantoróvich – Nobel de Economia (1975)
  15. Andréi Sájarov – Nobel da Paz (1975)
  16. Piotr Kapitsa – Nobel de Física (1978)
  17. Iósif Brodski – Nobel de Literatura (1987)
  18. Mijaíl Gorbachov – Nobel da Paz (1990)
  19. Zhorés Alfiórov – Nobel de Física (2000)
  20. Alekséi Alekséyevich Abrikósov – Nobel de Física (2003)
  21. Vitali Gínzburg – Nobel de Física (2003)

Qual a sua opinião sobre esse assunto? Está interessado em estudar algum dos diferentes campos da ciência na Rússia?

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, pode se inscrever para receber gratuitamente o nosso boletim informativo e ter acesso grátis ao artigo intitulado como estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia.

Imagem de Geralt via Pixabay.com sob licença creative commons.