O momento em que se deve decidir estudar no exterior chega a causar certo temor, como toda nova experiência, pois deverá emigrar a outro país com um idioma completamente desconhecido, cultura totalmente diferente, etc… Certamente, quando se trata de emigrar ao exterior existe um longa lista de temores que parecem se multiplicar, mas que ao longo tempo se percebe que não passam de desculpas.

Deve-se levar em consideração, em todo momento que se está enfrentando novas circunstâncias e se deve tomar decisões, que é normal surgir dúvidas, nesse caso, a emoção nos servirá para avaliar os riscos, dificuldades, isto é, os prós e contras de cada situação. Os medos mais comuns em todo estudante que vai estudar no exterior são: de não ser capaz, de pensar que não poderá conseguir, de se equivocar (o que consequentemente poderá frutar os seus pais), de sentir que não vai se adaptar, de sentir-se só, etc… Nesse artigo estaremos tratando dos principais medos ao estudar no exterior e alguns conselhos que lhe ajudarão a controlá-los

Sempre devemos levar em consideração que é normal que se apresentem dificuldades, no entanto devemos confiar em nós mesmos em todo momento, inclusive quando cometemos erros, já que isso faz parte do processo de aprendizagem. Dessa forma, se faz necessário pesquisar exaustivamente sobre qual cidade e a instituição educacional que mais se adapte às suas necessidades e qual atenderá mais adequadamente os seus anseios, incluindo o processo de adaptação, também poderá pesquisar sobre as vantagens oferecidas pela instituição onde deseja realizar os seus estudos, bem como os testemunhos de outros estudantes relatando suas experiências.

Medo de não entender o idioma

Durante as primeiras semanas, é algo bem normal não saber distinguir o que estão dizendo, ir a aula e não saber o que estão falando, sair e não saber nem como pedir informações, comprar um aparelho e não entender as instruções. No entanto, tudo é questão de tempo e o ser humano acaba se acostumando, pois logo chegará o momento, num estalar de dedos, onde você estará dominando o idioma e já não terá medo por não conhecer a língua em um lugar novo, e a melhor forma de aprender a mesma é a usando constantemente.

Medo da solidão

Muitos dos maiores medos de todo estudante estrangeiro ao emigrar, é ter que enfrentar a solidão, deixar de estar próximo a família e amigos e viver em uma cidade com uma nova cultura, com um novo idioma e onde não se conhece ninguém. No entanto, se deve levar em consideração que também terá a oportunidade de viver uma nova experiência e que poderá conhecer pessoas vivenciando algo parecido. Em muitas universidades é oferecido alojamento no campos, o que lhe permite fazer novas amizades, seja com companheiros do local onde mora ou do local em que estuda, também poderá optar por atividades extracurriculares que ampliarão o seu círculo social.

Medo da falta que sentirá de familiares e amigos

Durante a estadia no novo país, você sentirá muita falta dos seus amigos e familiares, podendo até perder celebrações de aniversários, noivados, formaturas, etc… Mas se deve pensar pelo lado positivo, já que começará a valorizar o tempo que passa ou se comunica com eles, a comunicação melhora, e pensará neles frequentemente. Seus pais poderão pensar na hipótese de te visitar e você poderá guiá-los pela cidade, compartilhando experiências juntos.

Deve-se estar ciente de que o primeiro dia de aula em qualquer instituição acadêmica, costuma ser acompanhado de muito nervosismo, devido ser uma nova etapa da vida que se estará experimentando, onde talvez não se conheça ninguém, porém, é possível diminuir essa ansiedade com as seguintes atitudes:

• Manter uma atitude positiva, nutrindo-se de pensamentos positivos para que possa enfrentar melhor essas mudanças, já que estará aberto a novas experiências e conseguirá fazer novas amizades mais rapidamente.
  • Seja participativo, durante o curso de orientação estará em contato com muitos estudantes que podem estar passando pela mesma experiência que você, por isso participando constantemente desse tipo de evento estará vencendo os seus medos, bem como, abrindo caminho para construção de novas amizades com os estudantes do seu curso.
  • Mantenha contato com os centros e associações de estudantes, no campus encontrará amigos com experiências semelhantes às suas, e poderá optar pelo apoio acadêmico e psicológico quando necessitar.
  • Participe de atividades extracurriculares, pratique alguma atividade esportiva, ou seja, parte de algum clube, isso fará com que esteja rodeado de estudantes e grupos de pessoas com interesses afins.

A experiência de viver no exterior pode ser tanto boa, como ruim, porém, ela te mudará para sempre, as vivências chegarão a fazer parte de você; praticando um novo idioma, descobrindo novas culturas e tradições, valorizando as coisas das quais antes não era consciente isso, ampliará o seu curriculum, etc…

Qual a sua opinião sobre esse tema?  Já pensou em estudar fora alguma vez?

Se você deseja obter mais informações sobre como estudar na Rússia pode entrar em contanto conosco ou escrever sua dúvida mais abaixo (secção de comentários).

Imagem de andrew_t8 Pixabay.com sob licença creative commons.