Atualmente nos deparamos com um mundo globalizado, onde o perfil profissional precisa se aperfeiçoado constantemente, por isso devemos ir atualizando nosso curriculum vitae, tendo como vantagem ou como um “extra” o domínio de idiomas, já que na hora de escolher um candidato em uma determinada oferta de trabalho, costuma se dar prioridade a pessoas que, além da língua natal, falem outro idioma. No entanto, também se exige a comprovação do domínio de tal idioma, e existem formar de se obter certificados que avaliem tais conhecimentos.

Porque estudar o idioma russo? O russo é uma das seis línguas oficiais da ONU, sendo o sétimo idioma mais falado do mundo, tendo em conta a sua importância econômica, política e cultural. Deve-se ter em mente que estudar um novo idioma se abre espaço a um grande aporte cultural, enriquecendo dessa forma seus conhecimentos consideravelmente.

Para que me serve a certificação?

Se você deseja estudar na Rússia, muitas universidades russas oferecem aos seus estudantes estrangeiros oportunidades de estudar o idioma russo, todavia se exige o nível B1 de russo, no sistema de avaliação TORFL. É importante deixar claro que as certificações como TORFL, certificados do idioma russo, não existem data de vencimento, isto é, não perdem sua validade com o tempo, o que implica uma vantagem profissional.

No entanto, se você deseja fazer um curso de verão na Rússia ou realizar uma viagem breve poderá avaliar os conhecimentos no nível A1 que lhe permitem se comunicar no país de maneira fluída. Por outro lado, no mundo do trabalho, se deve ter o aval de conhecimentos em nível A2, já que possuí-lo significa a possibilidade de trabalhar com docente do idioma ou em outro setor profissional na Rússia. Cabe destacar que esse nível é o exigido para quem deseja se nacionalizar na Rússia.

O que é o TORFL e em que consiste sua avaliação?

O Test of Russian as a Foreign Language (TORFL por sua sigla em inglês) é um exame internacional necessário para o reconhecimento do nível do idioma russo de qualquer pessoa que o estuda. O exame é projetado para avaliar todas as áreas necessárias para o domínio global, como a gramática, a compreensão oral e escrita, e a expressão oral e escrita.

O TORFL está dividido em 6 níveis que classificam o domínio do idioma:

• A1, “Elementar”: nível mínimo de domínio do idioma russo, suficiente para uma quantidade limitada de situações na vida cotidiana.
  • A2, “Básico”: nível principal de domínio do idioma russo, suficiente para se relacionar em uma quantidade limitada de situações cotidianas. É o nível mínimo para se desempenhar algum tipo de atividade profissional, de forma limitada.
  • B1 (primeiro nível certificado): nível médio de domínio do idioma russo, que permite se relacionar no âmbito cotidiano, formativo e profissional.
  • B2 (segundo nível certificado): nível bastante alto de domínio do idioma russo, que permite se relacionar em todas as áreas de atividade. O domínio do idioma nesse nível permite trabalhar nas áreas de engenharia técnica, humanitária e de ciências naturais. Uma certificação deste nível é necessária para receber um diploma de bacharelado, metrado ou licenciatura.
  • C1 (terceiro nível certificado): com uma certificação deste nível se pode desempenhar atividades profissionais como filólogo, tradutor, redator, jornalista, diplomata, administrador, ou em qualquer outra onde se atue em um ambiente onde se usa o idioma russo.
  • C2 (quarto nível certificado): este nível é comparável com o nível de um nativo. Esse é o nível necessário para receber o diploma de mestrado em filologia, que dá direito a todos os tipos de atividades de ensino e pesquisa em idioma russo.

O que achou do artigo? Tem algum interesse em estudar o idioma russo?

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, pode entrar em contato conosco ou escrever sua pergunta mais abaixo (secção comentários).