Um dos cursos mais buscados por estrangeiros na Rússia é o curso de Engenharia. As opções são muitas e é possível estudar em inglês, caso você tenha um nível intermediário/avançado.

A Rússia é um país com uma qualidade da sua educação impressionante. A cada ano aumenta o número de estudantes que buscam a Rússia como opção para sua graduação, Pós-graduação ou cursos de verão. O custo de vida é muito mais barato se comparado com Europa ou USA, além de ser um país belíssimo!

Neste artigo vamos te contar sobre como estudar Engenharia na Rússia, em inglês

A Rússia possui vários tipos de Engenharia, algumas um pouco desconhecidas para os brasileiros como Tecnologia e Sistemas de Informação em Engenharia Mecânica, Engenharia Química de Substâncias Orgânicas, Engenharia Nuclear e outros.

Quando for escolher seu curso precisa verificar quais as subdivisões possíveis, dentro da sua área de interesse.

A Engenharia Civil é a mais buscada, principalmente pelo aumento da demanda de obras de grande infraestrutura no mundo. Por causa disso, é o curso com maior competição de vagas.

As escolhas de Engenharia entre as melhores do mundo

Os diplomas obtidos na Rússia costumam ser aceitos em quase todas as partes do mundo. Um das mais conhecidas é o Instituto de Física e Tecnologia de Moscou, a Universidade Bauman, a Universidade Energética de Moscou e a Universidade de Mineração de São Petersburgo, a Universidade de Novosibirsk,  a Universidade Estatal de Moscou, e a Universidade Estatal de São Petersburgo.

Mas é bom ressaltar que nem todas oferece a opção de estudar em inglês. E mesmo que você estude na língua inglesa, é muito importante ter um conhecimento do idioma Russo, já que isto é fundamental para sua adaptação lá.

A ALAR oferece junto com seu pacote de assessoria um curso online de 320h para você aprender o básico do idioma e fazer desta experiência a melhor possível.

Onde estudar Engenharia na Rússia em inglês

Você gosta história? Quer morar em um local tranquilo, mas próximo de centros grandes? Então a Universidade Estadual Lobachevsky de Nizhny Novgorod – Universidade Nacional de Pesquisa é para você. Novgorod foi o primeiro centro cultural, arquitetônico e artístico da Rússia, é um museu a céu aberto.

A UNN tem algumas opções de cursos de Engenharia em inglês que ficam em torno de US$ 2612/ano (estudos + livros) e o custo de vida em torno de US$ 2688/ano (moradia, internet, seguro saúde e alimentação).

Mas quem sabe você quer viver no coração da Rússia, num lugar vibrante onde você ande com encantamento diante de tanta beleza arquitetônica? Gosta de compras e lojas de marcas mundiais? Seu lugar é Moscou na Universidade Russa da Amizade dos Povos.

Uma das Universidades mais queridas da Rússia

Com estudantes do mundo inteiro, excelente opção de acomodação estudantil. Um curso de engenharia por lá custa em torno de US$ 4200 /ano (estudos + livros) e o custo de vida em torno de US$ 4240/ano (moradia, internet, seguro saúde e alimentação). Outras opções são Belgorod e a Universidade Estadual Politécnica de São Petersburgo, também muito buscadas.

É importante saber que os valores são de referência e em dólares, podem ser alterados a qualquer momento.

Requisitos

De uma forma geral você precisa ter seu passaporte em dia e válido pelos próximos 6 anos, documento de conclusão do segundo grau ou ensino superior (traduzido em russo), comprovante de nível do idioma em inglês e preencher os formulários da ALAR para solicitação do programa de acesso facilitado para você estudar.

Nosso programa de acesso oferece todo o suporte que você precisa para conseguir o visto, a carta de aceitação, dicas de moradia, reservar seu quarto nas acomodações da universidade e ainda oferece um curso online de russo para você aprender enquanto se prepara para a viagem.

Você quer estudar engenharia na Rússia?

Para saber mais como estudar na Rússia acesse gratuitamente o nosso informativo “Estudar uma graduação ou pós graduação na Rússia”receber um relatório gratuito intitulado Estudar uma carreira ou pós-graduação na Rússia.

Imagen vía pixabay.com bajo licencia creative commons