Uma das partes que mais despertam a ansiedade nos nossos estudantes quando estão se preparando para viajar é o sobre o que levar na mala. Bate aquela dúvida se precisa levar mala grande com tudo ou levar pouca coisa e comprar o principal lá.

Que roupas levar? Devo levar medicamento? O que posso carregar comigo e o que vai ser despachado? Quanto de dinheiro? São muitas perguntas durante o processo de preparação, principalmente se é a sua primeira viagem ao exterior.

Para te ajudar nessa jornada preparamos aqui 5 coisas que você deve levar na mala antes de morar no exterior. São itens indispensáveis para sua tranquilidade e segurança.

1 – doleira: sabe aquelas bolsinhas que a gente bota por baixo da blusa, ficam escondidas no corpo? Pois é. Um item bem conhecido dos viajantes e super indispensável. Ali você coloca seu passaporte, cartão de embarque, outros documentos como seguro médico, visto e carta da escola, dinheiro do seu país e dinheiro do país para onde você vai, travel card ou cartão de crédito.

Sugerimos que você também coloque algum endereço de contato, caso seja necessário ligar para algum parente seu, e ainda o endereço e contato de onde você vai ficar.  Se você já tiver o mapa do metro ou da cidade, e não for muito grande, pode colocar ali também.

O bom desse item é que ele não pesa muito, é discreto e está sempre com você. Caso algo aconteça com sua bagagem, você já tem o principal ali.

2 – Kit básico de sobrevivência: isso vai na mochila ou bolsa que você carrega com você, no avião. Ali precisa ter escova e pasta de dentes, desodorante, um muda de roupa, maquiagem básica (para as meninas), lenços humedecidos, álcool gel, um pouco de dinheiro também (sempre é bom distribuir seu dinheiro em vários locais), um livro para ler (ou tablete/computador), carregador de celular e celular e ainda remédios básicos para febre, dor de cabeça, enjoo ou alguma medicação contínua que você tome.

Caso aconteça de perderem sua bagagem você tem como “sobreviver” um ou dois dias com isso. E se isso acontecer, avise imediatamente o setor responsável do aeroporto, fornecendo todos os  dados e endereço para que eles possam te achar.

3 – Antidoto contra a carência: uma das coisas que mais “pega” quando estamos morando fora é a saudade. A gente leva um tempo para se acostumar, fazer amigos, se sentir confortável em outro pais e quando chegam as datas importantes, como aniversário, natal, dia das mães ou pais, bate aquela saudade e aperto no peito.

É muito normal, todo mundo passa por isso e você vai sobreviver. Faz parte da sua experiência de crescimento. Hoje a tecnologia facilita muito o contato constante. Antigamente, telefonar era caro e a internet não era tão acessível.

Por isso, é sempre bom levar com você algumas fotos para colocar no seu quarto e você olhar sempre que a saudade bater. Lembrar que tem pessoas torcendo por você mesmo distante ajuda a superar os momentos difíceis. Outra dica é escrever em um caderno o motivo da sua viagem, o que levou você a tomar esta decisão.

Sempre que bater uma “deprê”, leia estes motivos e lembre-se que você tem uma meta maior a ser cumprida. Você pode também levar uma foto do seu bichinho de estimação J

4 – Uma besteira importante: sabe aquela besteira que a gente guarda desde pequeno? Como um amuleto da sorte? Ou um doce muito especial que só tem na sua cidade ou país? Leve com você! Pode ser balas que você mais gosta, ou uma bolacha preferida ou ainda aquele porta retrato cheio de luzes e coração!

O importante é você ter alguma referência da sua origem para compartilhar com seus novos amigos, falar sobre sua cultura e ainda driblar a saudade.

5 – Médico particular: ficar doente em outro país é bem chato mas pode acontecer. Você não pode abrir mão do seguro médico, é um investimento necessário e obrigatório para quem for a Rússia.

Além dele, leve com você medicamentos básicos como antiácido, descongestionante nasal, remédio para dor e febre, algum curativo adesivo, seus medicamentos especiais, pomada para alergia e afins. Leve também sua carteira de vacinação e exames médicos importantes.

Você não vai ficar desamparado na Rússia, que geralmente conta com um excelente atendimento médico hospitalar, mas é ótimo ter medicamentos que você conhece e confia, na sua língua.

Estas são as 5 coisas que você deve levar na mala antes de morar no exterior e não pode esquecer. Fora isso, consulte o manual do estudante que a ALAR entregou a você para ver outras dicas de roupas, sapatos e outros itens para sua viagem.

A ALAR é a maior agência autorizada na América latina para levar estudantes de vários países para estudar na Rússia.

Independente do curso que você escolher, a ALAR tem mais de 18 anos de experiência em levar estudantes para a Rússia. É uma entidade reconhecida e homologada na Rússia e América Latina e possui escritórios em diversos países e oferecer assessoria completa com acesso facilitado a todos os níveis de estudo.

Você ainda ganha um curso completo online da língua russa, de 320h, para chegar ao país mais adaptado e pronto para viver uma grande experiência. Para mais informações entre em contato pelo e-mail contato@faculdadesrussas.com