O idioma russo é considerado uma língua indo-europeia do ramo eslavo oriental e é o idioma oficial na Rússia, Bielorrússia, Cazaquistão e Quirguistão, sendo amplamente utilizado no leste da Ucrânia. Além disso e um idioma reconhecido a nível regional e quase oficial em algumas regiões do leste e sul do país.

É considerado um dos seis idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas, se fala também que em algumas regiões que alguma vez pertenceram a União Soviética. É assim mesmo, o idioma mais falado entre os diferentes idiomas eslavos, é o sétimo mais falado entre todos os idiomas do mundo, isso pela quantidade de falantes nativos, ocupando o quarto lugar do mais falado do mundo, levando em conta a quantidade de falantes totais.

Classificação do Russo, segundo a linguística

O russo e conhecido como um idioma eslavo que pertence à família indo-europeia, de modo que o vocabulário básico, a morfologia e seu estilo literário estão influenciados pelo antigo eslavo oriental e o eslavo eclesiástico que é uma língua do eslavo meridional que usava a antiga igreja ortodoxa russa.

Fonologia: Seu sistema fonológico é uma herança do eslavo comum. Tem 5 vogais que correspondem duas letras a cada uma. Gramática: O idioma russo é uma língua sintética e flexiva, típica das linguagens de fusão, apesar de que tenha se estabilizado consideravelmente.

Classificação de acordo com o vocabulário

Este idioma é difícil de calcular a quantidade de palavras devido a capacidade de aglutinar e criar compostos, diminutivos, etc. Porém os filólogos estimam que hoje em dia deve haver entre 350.000 a 500.000 palavras, sendo um número bastante alto se comparado com outros idiomas, em especial as línguas românticas, que tem semelhança sobre tudo no que se refere a fonética em suas palavras.

Quando e onde é melhor aprender?

Tem quem recomende aprender o russo básico antes de chegar no país, já que isso ajudará muito no momento de se desenvolver no cotidiano da vida russa, compreender os motoristas, fazer compras, pedir comida, em geral levar um pouco de conhecimento da cultura e da sua história.

Mas a melhor forma de aprender com perfeição ou quase, é pratica-lo no país de origem, nesse caso, se deseja aprender russo o mais indicado é se inscrever em alguma universidade ou instituição especializada no ensino do idioma. A Universidade Estatal Lomonosov de Moscou, é a mais antiga e uma das maiores universidades do país, fundada no ano de 1755 pelo cientista Lomonosov Mikhail. Ali existem atualmente 30.000 estudantes nas 16 faculdades.

A MGU, mantém os artistas, políticos e também os cientistas. O campus fica situado fora da cidade, perto da praça vermelha, possui bibliotecas com mais de 6 milhões de livros, além disso há lojas, salas de lan house, cafeterias, cinemas, salões de beleza, teatros centros desportivos, entre outros. Essa Universidade oferece cursos para vários níveis, o assunto pode ser padrão, por exemplo, gramatica, conversa, fonética, ou assuntos especializados para cientistas, direitos russos, russo business, entre outros assuntos.

É recomendando aulas individuais para garantir a eficiência do aprendizado, ou se você preferir pode fazer em grupo de no máximo 6 alunos, o que permite ter contato com outros estudantes. O certificado de nível russo e concedido aqueles alunos que tenham concluído o programa. Há dois tipos de curso, um é o padrão que você pode fazer em grupo ou individual e o nível especializado que é realizado individualmente.

Curso padrão de Russo

O curso padrão é para iniciantes, intermediários e avançados. É proporcionado aos alunos as habilidades básicas necessárias para a prática do idioma. Dando ênfase na conversação. Aos participantes do nível intermediário e avançado é ensinado a melhorar o domínio escrito e oral. Dependendo se em grupo ou individual, é recomendado que você faça ao menos 20 aulas por semana, isso irá facilitar a imersão no idioma e na cultura russa.

Em quanto a duração e estadia, é necessário que você fique no mínimo 12 semanas para que possa desenvolver a capacidade de comunicação com certa facilidade no dia a dia. Devemos lembrar que o russo é um idioma difícil para os estrangeiros, por isso tem que estudar duro para domina-lo.

Curso especializado do idioma

Para professores, empresários, advogados, diplomatas, jornalistas, cientistas, entre outros, que buscam o conhecimento especifico de términos e vocabulários técnicos próprio de sua área. A universidade conta com uma equipe de experts universitários em cada área o que garante o aprendizado com máxima qualidade. Se você quiser, a Universidade oferece um conselho profissional de baixo custo, para grupos de 6 a 10 pessoas para uma especialização específica.

Qual sua opinião sobre esse assunto? Onde você acha que é melhor aprender russo?

Se você deseja mais informações sobre o idioma russo e sobre como estudar na Rússia você pode inscrever-se em nossa newsletter e receber gratuitamente o minicurso de Introdução ao idioma russo online.

Imagen de ostpost39 vía Pixabay.com bajo licencia creative commons.