DEPORTADO. Uma palavra que dá um frio na espinha, especialmente se você estiver viajando para outro país. É muito chato quando isso acontece e pode acabar com seus sonhos.

Por isso é importante conhecer bem as regras do país para onde você está indo. Neste artigo vamos explicar como você pode ser deportado da Rússia e o que você NÃO deve fazer, jamais!

Primeiro é importante ter bom senso, o que já evita muitos transtornos. Às vezes coisas bem pequenas, que para a gente não tem tanta importância, pode ser um problemão em outro lugar.

Uma curiosidade é que cidadãos russos não podem ser deportados, mesmo que o crime cometido tenha sido imperdoável. Porém, um caso aparentemente simples, que aconteceu em 2016, quase teve um final triste:

– Um casal russo étnico mudou da Turquia para a Rússia e pediu sua cidadania. Foram quase deportados simplesmente porque o pai transferiu quatro familiares do endereço oficial para um apartamento alugado na cidade. De acordo com a imigração russa, pessoas que não possuem cidadania não pode mudar do endereço oficial ( o endereço cadastrado na imigração). Neste casso, a família precisou acessar até o presidente para sair dessa situação!

Outro ponto é que quem viola a lei não tem garantia sobre a sua família, e isso pode causar separação. Mas a mesma legislação diz que ninguém pode ser deportado enquanto tiver pedido asilo e aguardando resposta.

Muito importante para estrangeiros é lembrar de prorrogar sua permanência na Rússia. Alguns esquecem de fazer isso e não tem desculpa, será deportado. Claro, alguns casos são justificáveis, como terrorismo, assaltos, violência extrema, brigas na rua, drogas, fraudes e afins.

Na Rússia, você deve sempre andar com uma cópia do seu passaporte, informações básica de contato de algum familiar, seu endereço, cópia do seu visto, carta da escola ou universidade. Isto evita maiores transtornos.

Áreas restritas

Há muitas áreas restritas ao turismo na Rússia. Os Visitantes que tentem entrar em qualquer uma dessas localidades sem autorização local podem estar sujeitos a multas, deportação e/ou detenção. Sempre é bom que você pesquise sobre a necessidade de solicitação de permissão para visitas. Procure a embaixada mais próxima para te ajudar.

Evite áreas de conflito

A fronteira da Rússia com a Ucrânia deve ser evita, pois é uma região de muita tensão e conflito. A sua segurança não pode ser garantida e você pode ser confundido com algum oponente.

Manifestações

Em algumas datas ou épocas é possível que haja manifestações políticas ou de outro caráter. Evite ficar no meio da multidão onde pode haver conflito. Caso você seja envolvido em alguma briga e os policiais te pegarem, vai ficar difícil explicar a sua inocência.

Não esqueça que quando você viaja para outro país você está sujeito às leias daquele local. Sendo assim, é importante você buscar informações a respeito. Para estas e outras informações consulte aqui.

As pessoas que são deportadas da Rússia podem retornar após 3 ou 5 anos, sendo a primeira deportação. Sempre renove seus documentos, respeite as leis locais não busque trabalho ilegal e jamais tente burlar alei mudando seu nome ou sobrenome. Pior que ser deportado é ser preso.

Mas fique tranquilo! Fazendo tudo certinho as chances são muito poucas de você ser deportado da Rússia. De qualquer forma, a ALAR  te dá todo o suporte para chegar lá com toda a documentação legalizada e ainda de dá suporte com outras informações quando você já estiver lá.

Somos uma entidade reconhecida e homologada na Rússia e América Latina e possuímos escritórios em diversos países, além de oferecer assessoria completa com acesso facilitado a todos os níveis de estudo.

Você ainda ganha um curso completo online da língua russa, de 320h, para chegar ao país mais adaptado e pronto para viver uma grande experiência. Se você quiser mais informações sobre como estudar na Rússia, você pode entrar em contato conosco ou escrever a sua dúvida abaixo (nos comentários).