Escolher o caminho que vamos seguir para a nossa formação acadêmica, muitas vezes pode ser um pouco difícil devido as incertezas do que será essa profissão para nós, giram muitas dúvidas ao redor, qual é a nossa verdadeira paixão, qual de tantas opções se adaptam melhor aos nossos gostos e interesses, em fim são muitos os fatores a serem considerados para escolher uma profissão. A engenharia sempre foi uma profissão muito popular e com bastante demanda entre as escolhas dos estudantes, com um nível de exigência alto, porém com uma grande variedade no mercado de trabalho onde podemos desempenhar nossa profissão. É por isso que nesse artigo vamos apresentar 5 razões para estudar engenharia.

Ampla variedade em áreas de aplicação

Como mencionamos anteriormente, a engenharia tem uma grande quantidade de áreas de atuação, como as clássicas: engenharia civil, industrial, mecânica, elétrica e química, até as mais específicas como engenharia do petróleo, florestal, comercial, entre muitas outras. Permitindo também trabalhar no escritório ou em campo, pois geralmente um engenheiro tende a passar por ambos cenários: nos anos iniciais, são desenvolvidas as atividades da planta, trabalhando diretamente com os processos e com o passar do tempo, é normal que passe para atividades de caráter mais gerencial.

Combine análises e a criatividade

Ao estudar engenharia se desenvolve tanto a capacidade de analise como a criatividade, de modo que adquirimos um grande conhecimento para poder resolver problemas através da observação, pesquisa e raciocínio. Entende-se que não se trata apenas de problemas teóricos, mas que eles têm uma aplicação no mundo real e que grandes inovações podem ser alcançadas por meio disso.

Inovação contínua

A Engenharia é uma carreira que está sendo continuamente renovada, todos os dias as contribuições para o mundo aumentam graças aos avanços da tecnologia e a engenharia tem sido importante para alcançar esses avanços. Esta carreira permite que você continue evoluindo como pesquisador, desenvolvedor de novos produtos e processos, implementando melhores padrões de qualidade, fazer parte de ciclos de melhora contínua, entre outros. Então, se você gosta de inovações, sempre fique atualizado e aplicando as ciências, esta é uma carreira que você pode se interessar muito.

Fortalece o trabalho em equipe e a liderança

Quando você é estudante, você aprende a compartilhar seus conhecimentos com grupos de estudos, pois a engenharia é uma carreira interdisciplinar que ensina a compartilhar, conhecimentos e ideias de maneira contínua, projetando o mercado de trabalho, onde o desempenho depende do trabalho coletivo e em muitos casos depende do engenheiro, onde ele assumirá as rédeas da equipe e não será somente um chefe, gerente ou supervisor, mas sim o líder que oriente todas as atividades para o cumprimento dos objetivos dentro de um ambiente harmonioso. Habilidades que são altamente valorizadas na atualidade dentro do setor de trabalho.

Independência

Um engenheiro adquire as habilidades técnicas e gerais suficientes para não trabalhar apenas como parte de uma organização, mas também para poder iniciar o seu próprio negócio sempre que desejar. Muitas pessoas iniciam suas carreiras como empregados e, quando se sentem consolidadas e com experiência na área, decidem iniciar seus próprios negócios, não somente a nível de comercialização ou produção, mas também como assessores ou professores, por isso é uma profissão muito versátil.

Qual a sua opinião sobre esse assunto? Você gostou da ideia de estudar engenharia?

Se você quiser mais informações sobre como estudar na Rússia, você pode se inscrever em nosso newsletter e receber grátis um relatório sobre como estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia.

Imagen de raelineau0 vía Pixabay.com bajo licencia creative commons.