Se você tem curiosidade sobre a língua russa ou pretende viajar para lá, este artigo vai te ajudar a entender um dos mais bonitos idiomas considerado, mas também complicado (porém nada impossível) para estrangeiros.

A língua russa tem origem eslava e mais de 160 milhões de pessoas falam o russo como sua língua materna. A língua russa foi a primeira língua estrangeiras ensinada nos países do Pacto de Varsóvia, antes da queda do Bloco do Leste, em 1989.

O Russo é escrito com o alfabeto Cirílico, com 33 letras e muitos caracteres diferentes e suas regras de pronuncia são poucas e simples.

Como posso falar russo?

É importante que você procure um local bem qualificado e recomendado, reconhecido internacionalmente, para que seu diploma seja válido caso queira usar em universidades ou trabalho em outro país.

Para ter o nível de domínio da língua é preciso fazer uma certificação internacional chamada de TORFL. São 6 graus:

A1 (nível elemental): nível mínimo de conhecimento, suficiente para situações limitadas do cotidiano (ex: saudações, pedir algo básico, etc.).

A2 (nível básico): nível inicial, e você será capaz de se ocupar de atividades profissionais de forma limitada.

B1 (primeiro nível): conhecimento médio e com ele você consegue se comunicar na sua vida profissional e social de forma mais livre.

B2 (segundo nível): domínio suficiente para atuar com coisas técnicas, área de engenharia e ciência. Para conseguir um diploma de graduação ou especialização/mestreado, é necessário este nível de conhecimento da língua.

C1 (terceiro nível): com este conhecimento é possível atuar como tradutor, professor, redator, administrador e afins.

C2 (terceiro nível): neste nível você já é considerado nativo

O teste TORFL pode ser realizado somente em centros certificados especializados que estão disponíveis em diversas Universidades Russas e Institutos de línguas de lá.

Para você que pode viajar para o país ou tem a intenção de fazer uma universidade lá, indicamos o curso de um ano em algumas das universidades de mais prestígio da Rússia, através da Faculdade Preparatória. Você pode alcançar o nível B1 e ainda conviver com a cultura e as belezas do país.

Além disso, falar outra língua além da sua, te dará mais opções de carreiras internacionais e te deixa em vantagem em relação a outras pessoas, especialmente se você fala inglês também. Você ainda pode fazer os cursos de língua no verão da Rússia.

Mas temos outra opção para você experimentar um pouco desta língua tão bonita e única! A ALAR possui um mini curso virtual gratuito, credenciado pelas universidades russas. Você pode iniciar seus estudos de forma online, conhecendo o básico, e de forma gratuita!

Entre em contato com a gente ou deixe seu comentário abaixo. Iremos esclarecer todas as suas dúvidas e guiar você na melhor opção.

A ALAR é a maior agência autorizada na América latina para levar estudantes de vários países para estudar na Rússia.

Independente do curso que você escolher, a ALAR tem mais de 18 anos de experiência em levar estudantes para a Rússia. É uma entidade reconhecida e homologada na Rússia e América Latina e possui escritórios em diversos países e oferecer assessoria completa com acesso facilitado a todos os níveis de estudo.

Imagen de geralt vía Pixabay.com bajo licencia creative commons.