Iniciar os estudos universitários pode ser difícil no início, por exemplo se não encontramos algum dos nossos colegas do ensino médio, pois isso pode gerar ansiedade e incerteza em chegar em um novo lugar e não conhecer nada. Esta sensação pode aumentar quando escolhemos, fazer nossos estudos universitários em um país diferente, como a Rússia, por exemplo, e é por isso que neste artigo vamos dar 5 dicas de como fazer amizades na universidade.

Entre em um clube

Nas universidades há uma grande quantidade de clubes de acordo com os interesses em comum como: cinema, ciências, debates, leitura entre muitos outros, você pode se inscrever em algum que tenha interesse onde você encontrará pessoas com gostos similares, fazendo assim  amizades ao mesmo tempo em que realiza uma atividade extracurricular. Ser parte de um clube incentiva o relacionamento interpessoal, ao mesmo tempo que compartilhamos conhecimento e se realizam atividades recreativas.

Pratique algum esporte

Da mesma forma em que você pode fazer parte de um clube, praticar algum esporte é uma maneira de conhecer pessoas e compartilhar interesses em comum,  enquanto você cuida da sua saúde. Inclusive se você não for uma pessoa muito atlética, você pode realizar atividades  de baixo impacto , como caminhadas, aulas de dança ou yoga. Você descobrirá que há muitas pessoas com as quais você pode inclusive estabelecer rotinas de exercícios; caso você deseja praticar alguma atividade de forma individual, que possam te ajudar no desempenho e começar uma amizade feita no esporte.

Incentivar o intercâmbio cultural

A Rússia pode parecer um país com costumes muito diferentes dos da sua região de origem, mas será que isso é realmente verdade?. Incentivar a cultura do país que você está vivendo e faça que os outros também conheçam um pouco sobre o seu país, apresente a música, a gastronomia, trajes típicos, mencionar algum dos fatos mais importantes, podem ser assuntos de conversa muito interessante e sempre desperta a atenção de qualquer pessoa. Dessa maneira, você estará se relacionando com pessoas novas com muitas coisas a aprender e experiências para trocar.

Formar grupos de estudos

Outra forma fácil de estabelecer relações é formar grupos de estudos. Fazer reuniões para preparar-se para as provas  e ter em dia as matérias é uma excelente  forma de  interagir com seus colegas de aula; já que você compartilha grande parte do seu tempo com elas e há os mesmos interesses acadêmicos. Dessa forma não estaremos somente conhecendo pessoas mas também criando uma amizade que pode durar além do curso.

Aproveite as oportunidades para conhecer gente nova

Não conseguimos fazer amizade se ficarmos fechados no nosso quarto e não interagimos com as pessoas do nosso entorno. Mesmo que sejamos  tímidos  temos que nos dar a oportunidade de sair conhecer gente nova: na biblioteca, parques, cafés, enfim há uma grande quantidade de lugares onde podemos fazer novos amigos  sempre que mantermos uma boa atitude e respeito diante dos demais.

¿Qué opinas de tener amigos con tradiciones distintas? ¿Te gustaría tener amigos  de diferentes partes del mundo?

Se você quiser mais informações sobre como estudar na Rússia, você pode entrar em contato conosco ou escrever a sua dúvida abaixo (nos comentários).

Imagen de StockSnap vía Pixabay.com bajo licencia creative commons.