María Camila Ramírez Andrade é estudante de medicina, na Universidade Federal do Báltico Emanuel Kant BFU, hoje ela nos conta sobre sua experiência com a ALAR e seus primeiros dias em Kaliningrado

Qual foi o acompanhamento que a ALAR te ofereceu durante todo o processo

Desde o início, a ALAR foi muito clara comigo, sobre o que eu tinha que investir, como seria o processo, como seria quando chegasse e como seria quando eu estivesse aqui, quando eles explicaram todo esse tipo de coisa, papelada, no momento em que avaliei toda a situação, eles me orientaram, responderam todas as perguntas, dentro do aeroporto estavam sempre em contato comigo, notificaram meus pais que eu cheguei bem aqui, sempre me seguiram até o momento, registrei a extensão do visto, eles estavam presentes em todo o processo, entraram em contato comigo por todos os meios, por WhatsApp, por e-mail, por telefone.

O que você achou do treinamento que a ALAR oferece?

Eu acho que o treinamento anterior que Alar me ofereceu foi o melhor, pois me deu um conceito aberto de tudo o que a Rússia tinha, o que poderia me oferecer e, com isso, também foi chamado de guia do aluno que respondeu muitas perguntas sobre como ele poderia resolver os problemas, as preocupações que tinha, o que poderia acontecer aqui quando chegasse à Rússia.

Porque é importante você chegar com um conhecimento prévio em russo?

Porque ao chegar em um país estrangeiro, onde você não conhece as leis deles, não conhece as pessoas, não conhece o idioma, é muito bom ter um guia, alguém que lhe diga mais ou menos como são, como se comportar aqui, como chegar, no momento da chegada você não sabe muito bem como dizer as palavras, como escrevê-las, no momento da chegada aqui é como se você aprendesse a falar novamente, então na hora em que eles me deram esse guia, aquele treinamento em russo foi uma grande ajuda para mim.

Porque você escolheu estudar na Rússia?

Porque, ao verificar universidades no exterior, a Rússia tinha a melhor qualidade de estudo e estava dentro do que eu queria investir para meus estudos.

Como foi o seu processo de adaptação na Rússia?

Foi o melhor, desde que recebi o que chamamos de guia do aluno que a ALAR me deu, fora disso, a ALAR entrou em contato comigo, com o tutor da universidade que me forneceu informações sobre como eu iria entrar, o Instituto de Kaliningrado e além disso, uma pessoa de língua espanhola me perguntou através do tutor, que também é colombiano, e entre os dois eles me trataram muito bem, conheci muitas pessoas e todas as pessoas que conheci me ajudaram a me adaptar da melhor maneira.

Você recomendaria a ALAR aos jovens que ainda não decidiram viajar?

Sim eu recomendo, porque todas as dúvidas que nos fazem pensar que de repente não é uma boa idéia ir para a Rússia, que eu não devo fazer isso, eles as esclarecem de maneira clara e concisa, fazendo com que alguém pense que esse é o seu futuro.

Você concorda com os mitos sobre a Rússia sobre racismo, discriminação e agressões?

Não, eu não concordo, como sempre disse antes, quando se vê na internet, na mídia, que uma pessoa, por algum motivo, tem certos comportamentos, certas coisas, nem tudo isso é verdade, desde que cheguei na Rússia, as pessoas me trataram da melhor maneira, porém sempre falam que todos são sérios, mas você conhece uma pessoa e não é verdade isso, cada pessoa é diferente, cada pessoa ela tem a sua raça, ele tem o seu jeito de ser, assim como todo mundo.

Como foi o seu primeiro dia de aula na universidade?

No meu primeiro dia de aula, a professora chamada Marina era uma pessoa muito especial, com todos os que estavam de bom humor, éramos todas de nacionalidades diferentes, eu colombiana, equatoriana, outra da África, até uma da França e todas felizes, todas fazendo nossas coisas, com a nossa maneira de estudar, de entrar no assunto, e  a professora sabe como lidar conosco até hoje, podemos entender o assunto, no momento em que ela quer que você estude.

O que você sabia sobre a cidade de Kaliningrado?

Até agora, a universidade nos levou a vários lugares, incluindo um museu, também uma livraria, que abriram nossas mentes, já que nesses locais há muitas coisas bonitas, também nos levaram à praia, nos levaram para conhecer um pouco mais da Rússia, explicaram nos muito bem tudo o que a universidade tem para nos dar e foi muito agradável a perspectiva que tive até agora em Kaliningrado.

Alguma mensagem para os jovens que ainda não foram incentivados a estudar na Rússia ou para a sua família?

Para os alunos, se você tiver alguma dúvida ou pensamento, corra atrás e vá em frente, se virem para a Rússia aqui é uma ótima opção, vá atrás você não vai se arrepender, você virá, verá, com os melhores espíritos do mundo, e dirá graças a Deus eu disse que sim, para minha mãe, para meu pai, para todos os meus parentes, amo vocês por me apoiarem, eu amo todos vocês e sinto muito a falta de todos.

No vídeo a seguir, você pode ver a entrevista completa com María Camila Ramírez Andrade

Se você desejar mais informações sobre como estudar na Rússia, você pode entrar em contato conosco ou escrever abaixo a sua dúvida (nos comentários).