Todos podem chegar a Rússia, mas nem todos têm o mesmo sucesso e  isso depende de cada pessoa, a ALAR oferece uma ferramenta essencial para ter sucesso acadêmico e social na Rússia, se trata da capacitação no idioma local, que garante uma adaptação fácil e rápida, assim como o seu êxito que hoje conheceremos.

Sebastián Paniagua viajou para a Rússia da Costa Rica, em busca de um sonho, estudar Biotecnologia na Universidade Estadual de Belgorod, seu sonho se tornou uma conquista, porque como parte dos benefícios que pode sem adquiridos na Rússia, Sebastián ganhou uma bolsa acadêmica e também o reconhecimento por sua disciplina esportiva.

Como tem sido a sua experiência depois de dois anos na Rússia?

Bom, muito prazer, é um prazer poder falar com vocês, eu estou muito bem aqui, porque já estou estudando, como esperado, as vezes pode ser um pouco complicado, porém já estou entendendo bastante as aulas.

Foi útil o curso de russo que você fez com a ALAR antes de viajar?

Definitivamente o que me ajudou foram as aulas e estou muito feliz, o que me ajudou foram as aulas de russo da ALAR, porque comecei a estudar três meses antes da viagem, no entanto, aconteceu uma situação interessante, acabei me atrasando com as aulas, mas de certa forma me ajudou porque eu estava praticando, eu ia estudando e também praticando com as pessoas, lembro agora que eu estudava e as vezes eu acabava dormindo, tinha que voltar o vídeo e continuar novamente. Mas no começo foi difícil para mim, principalmente no primeiro mês, mas aos poucos eu estava progredindo, mantendo o ritmo e com o passar do tempo estava praticando todos os dias.

Conte-nos um pouco sobre o esporte que você pratica

Sim, consegui ir avançando e faz uma semana que competi, aconteceu uma competição e eu fiquei em terceiro lugar, porém aqui a vantagem é essa, os estudantes tem o tempo necessário para praticar esportes, aqui os professores insistem muito nisso, poder ir para uma competição, formar equipes, as vezes até se dividem em grupos da América Latina, África ou em equipes de países árabes, então eles costumam fazer competições esportivas.

Você está apaixonado pela graduação em Biotecnologia?

Sim, eu definitivamente amo a minha carreira, primeiro pela oportunidade de crescimento, isso é o que eu mais gosto e que também posso praticar, além disso, tenho professores muito bons, que sempre buscam apoiar, isso é algo que os professores gostam de fazer.

Uma mensagem para todos os jovens que desejam ter êxito acadêmico e vivencial na Rússia

Não é fácil, mas é por isso que vale a pena, porque se colocarmos o máximo de nós mesmos, podemos alcançar esse objetivo, a cada passo que dermos nos levará cada mais longe e eu realmente digo que vale a pena tudo isso, no final você vai lembrar, vai olhar para atrás e vai dizer “Sim foi difícil, mas finalmente estou aqui».

No vídeo a seguir, você pode ver a entrevista completa com Sebastián Paniagua.

Se você desejar mais informações sobre como estudar na Rússia, você pode inscrever-se em nosso newsletter e receber de forma gratuita o nosso artigo intitulado sobre como estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia.