Muitos estudantes e pais de família da América Latina se perguntam se a Rússia é um lugar “perigoso” pelo interesse do estudo neste país. No caso da Rússia os estudantes estrangeiros, se hospedam nos albergues universitários que ficam na mesma região que as universidades (são lugares mais seguros) é importante também avaliar outros fatores em geral. Porem para analisar e avaliar o nível de segurança de um país temos que pesquisar indicadores confiáveis e representativos, para poder realizar uma avaliação objetiva e próxima a realidade. Se você quiser, pode ler o nosso artigo anterior intitulado Covid-19: Ações da ALAR e das Universidades Russas com os estudantes brasileiros

Geralmente as pessoas procuram avaliar a segurança de um país, tendo como referência a quantidade de “notícias negativas” que se ouve ou leem sobre o destino, porém essas notícias muitas vezes estão influenciadas por fatores sociais, políticos, culturais, econômicos, etc. podendo distorcer as informações recebidas.

Um indicador bastante confiável (para avaliar de forma objetiva) o nível de segurança de um pais, é a taxa anual de homicídios a cada 100 mil habitantes, esse indicador reflete muitos fatores importantes no país relacionados à segurança, tais como: sistema de segurança interna, eficácia de seus sistemas, leis e regulamentos, valores das pessoas, nível de educação, crenças, costumes, sistema de governo, etc. Recomenda-se conhecer o indicador “taxa anual de homicídios a cada 100 mil habitantes” do país que desejamos avaliar e logo conhecer o indicador do país onde moramos atualmente (que conhecemos com profundidade) para que possamos fazer uma comparação e medição mais objetiva do verdadeiro nível de segurança do país.

Por exemplo, de acordo com o “Escritório das Nações Unidas contra as Drogas e os Crimes”, a Rússia atualmente possui uma taxa anual de 9,2 homicídios por 100 mil habitantes (ano de 2017), nesse caso já teríamos os dados do país para avaliar, devemos comparar esses dados com o país em que vivemos atualmente, abaixo compartilhamos alguns indicadores dos países da América Latina atualizados para o ano de 2017:

El Salvador 61,8 homicídios por cada 100 mil habitantes (taxa anual)

Venezuela 56,3 homicídios por cada 100 mil habitantes (taxa anual)

Honduras 41,7 homicídios por cada 100 mil habitantes (taxa anual)

Brasil 30,5 homicídios por cada 100 mil habitantes (taxa anual)

Guatemala 26,1 homicídios por cada 100 mil habitantes (taxa anual)

Colômbia 24,9 homicídios por cada 100 mil habitantes (taxa anual)

México 24,8 homicídios por cada 100 mil habitantes (taxa anual)

Porto Rico 18,5 homicídios por cada 100 mil habitantes (taxa anual)

Costa Rica 12,3 homicídios por cada 100 mil habitantes (taxa anual)

República Dominicana 11,3 homicídios por cada 100 mil habitantes (taxa anual)

Peru 7,7 homicídios por cada 100 mil habitantes (taxa anual)

Bolívia 6,3 homicídios por cada 100 mil habitantes (taxa anual)

Equador 5,8 homicídios por cada 100 mil habitantes (taxa anual)

Chile 4,3 homicídios por cada 100 mil habitantes (taxa anual)

Você pode ver as informações do restante dos países ou dos anos anteriores. O importante, quando for feita uma comparação, usaremos informações objetivas e confiáveis.

Qual a sua opinião sobre esse artigo? Você acha que a Rússia é um país seguro em comparação com os outros países da América Latina?

Se você desejar informações sobre como estudar na Rússia, você pode inscrever-se em nosso newsletter e receber de forma gratuita o nosso artigo intitulado sobre como estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia.

Imagen de RyanMcGuire vía Pixabay.com bajo licencia creative commons.