Abigail Peña é uma estudante peruana que ganhou uma bolsa para estudar Relações Internacionais na Universidade Nacional de Pesquisa de Nizhnij Novgorod (UNN) na Rússia, em 2013 o programa Bolsas de Estudo da ALAR (Associação Latino-americana Russa).

Como você ficou sabendo sobre o programa de bolsas? Como você ficou sabendo da ALAR?

Através de redes sociais e no Facebook conversando com meus amigos, tenho um amigo que está estudando na Rússia, e compartilhou uma matéria publicada pela ALAR sobre bolsas de estudo 2013 , li as condições , benefícios , e eu pensei nos prós e contra e me animei.

Como você considera o fato de viajar para a Rússia? O que significa para você?

Tenho expectativa, um pouco de receio, porque realmente não sei a língua, mas também estou muito confiante, como se costuma dizer para superar a adversidade, superar obstáculos, é um novo desafio na vida … com coragem, com energia.

O fato de você comentar que é um novo desafio na vida fala muito da sua maturidade … O que significa para uma pessoa com essas características a Rússia?

Rússia… Eu vejo isso como um país que está oferecendo oportunidades se ter sucesso, é uma oportunidade muito boa, talvez a imagem que temos da Rússia é muito fria , mas também implica um certo nível de profissionalismo, maior rigidez, maior disciplina , que eu acho que você precisa disso para progredir na vida.

Por que relações internacionais? Porque escolheu essa carreira?

Eu realmente gosto de história, eu realmente gosto de conversar com as pessoas, eu gosto de conhecer pessoas, perguntar de onde vem, as suas experiências, eu também estou preocupada com a realidade da vida no mundo, questões políticas atuais, eu gosto da verdade, então acho que as relações internacionais permitem uma visão mais ampla do mundo, não apenas se tranca em sua casca, dentro de um tópico, mas que permite múltiplas realidades, e eu acho que é uma consciência muito maior, que não só é o Peru, não só América Latina, mas isso é tudo o que é uma visão geral.

Continuando o que Abigail nos disse, sobra a escolha da carreira, eu poderia acrescentar algo… Eu não acho que você estava errada ao escolher a Rússia como um país com uma longa história, com muitas implicações e, sobretudo, como um grande jogador nas relações internacionais no mundo atual, de forma que está indo para um país que tem um papel importante nas relações internacionais é por isso que quero felicitá-la, deixe-me transmitir os nossos parabéns em nome da ALAR e aos seus pais para as suas realizações.
Que mensagem você deixa par jovens como você do Peru, e de outros países da América Latina?

Claro que assusta a ideia de viajar para tão longe, porque de uma maneira ou outra todos nós temos que partir de casa, em algum momento, a Rússia oferece uma melhor preparação acadêmica por ser um país que tem bastante domínio internacional permite conhecer outras culturas, de outros países, se tem a oportunidade de ter experiências que você não poderia ter dentro do seu ambiente e através da bolsa de estudos que podemos alcançar, seria muito bom que outras pessoas como eu pudessem ter esse tipo de experiência.