O medo é uma sensação natural do ser humano, todos podemos sentir medo por muitos motivos, geralmente quando uma pessoa está perto de realizar a sua viagem é possível que experimente algum medo antes o que se deve a múltiplos fatores:

-Distanciamento de familiares e amigos.
-Não dominar o idioma do país de destino.
-Não conhecer o país o cidade onde vai estudar
-Não ter amigos no lugar de destino
-Possibilidade de acidentes ou roubos
-Outras razões
A continuação vamos analizar cada um destes fatores:

Não conhecer o país ou uma cidade de destino, é preciso primeiro levar em conta que, enquanto não conhecemos o país ou uma cidade de destino, não estão chegando sem um aviso prévio, mas a faculdade ou escola que está ciente da nossa chegada e nós temos um lugar para ficar, para se sentir mais seguro é importante primeiro saber sobre os caminhos que devemos seguir para chegar ao nosso destino na data e horário estipulado.

Não saber o idioma, com base no idioma, devemos lembrar que as universidades russas têm um centro de nivelamento acadêmico e língua latina, onde os alunos aprendem a língua russa a partir do zero, devemos também ter em mente que, nesta fase, teremos companheiros na mesma situação (que não sabem o idioma).

Não ter amigos, geralmente em toda universidade ou centros de pesquisa há pessoas com quem estabelecer amizade se envolver e interagir socialmente, por exemplo, em universidades na Rússia há muitos estudantes latino-americanos com os quais podemos relacionar inicialmente até familiarizar-nos com o ambiente.

Acidentes ou roubo, a maioria dos estudantes na Rússia vivem em dormitórios, que são muito seguros e estão dentro das instalações da universidade, o que faz com que se reduza significativamente o porcentual de roubo ou acidentes.

Distanciamento da família ou amigos, devemos entender que uma viagem de estudos está intimamente relacionado com o nosso futuro acadêmico / profissional e é importante separar estes aspectos do lado emocional , você pode ser surpreendido com o início sentir saudades da família ou amigos, mas temos de compreender que eles estão bem e o que eles mais querem é que tenhamos sucesso em nossa missão de educação , e devemos ter em conta que conforme conheçamos outras pessoas no lugar vamos nos adaptar socialmente e nos relacionaremos melhor no novo ambiente.

Se você tem alguma dúvida ou consulta sobre estudar na Rússia você pode nos contatar ou escrever na parte de baixo (seção comentários).

Imagem de Dani_vr vía Flickr.