Depoimento da estudante Jacqueline Siqueira,agora cursando a faculdade preparatória para medicina na Universidade Estatal de Kazan

»Grandes realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos.»

Lao-Tsé
Depois de quase seis meses na Rússia, além do idioma, aprendi sobre diversas culturas.

No começo parecia muito impossível e errado mas com o tempo consegui de fato ver as coisas de forma mais aberta, mais realista… Pé no chão mesmo. Cheguei, sem falar nada em russo, foi difícil… Tudo muito novo, muito diferente, tudo muito áspero. Porém, com o aprendizado da língua, a vida foi se tornando mais prazerosa. E afirmo que agora consigo falar e entender o russo porém Entender os russos é um pouco mais complicado, exige mais paciência. Fato. Um povo muito forte, de caráter muitas vezes não muito convidativo. Associado a isso, contudo, noto maior confiabilidade neles.

Sobre a faculdade, temos um bom centro médico aqui. Uma escola de línguas forte e respeitável. Notável, principalmente, quando comparada com outras Universidades.

Amo a Rússia, e tudo quanto ela tem me dado.
Mas estou com muita saudade da alegria do nosso povo! E agora eu vejo: «Brasil, terra boa e gostosa. Terra de nosso senhor…»; «Brasil pra mim, pra mim»; «… Terra de samba e pandeiro.» E realmente abrindo as cortinas do passado saudosa fico em pensar no nosso país.

В гостях хорошо, но дома лучший.

Desejo perseverança e bênçãos à todos.