Estudar na Rússia é a meta de muitos jovens e adultos, no entanto, para atingir este objetivo é importante contar com uma assessoria profissional e especializada, a seguir, compartilharemos 7 dicas para você escolher a melhor associação, empresa ou organização para assessorá-lo em seu processo de viajar para a Rússia para cursar uma graduação ou pós-graduação:

1.- Experiência: é importante que a empresa ou organização tenha experiência no que faz, não se pode comparar um empresa que possui 10 anos de experiência com uma empresa ou entidade que possua menos de dois anos de atuação.

2.- Profissionais graduados na Rússia: Se alguém lhe oferece um produto ou serviço (no caso, estudar na Rússia) não seria sensato que primeiramente este alguém o tenha consumido antes de recomendá-lo a você? Então, o ideal seria que algumas das pessoas que trabalham em tal organização (pelo menos os proprietários ou pessoas de cargos diretivos) tenham cursado pelo menos uma graduação em alguma das universidades russas que estão recomendando (ou com as quais possuem convênios).

3.- Profissionais nascidos na Rússia: Se dentro da mesma empresa existem cidadãos nascidos na Rússia (ou naturalizados) isso será um diferencial de maior confiança e transparência, além de tornar evidente o intercâmbio cultural realizado e o prestígio da instituição.

4.- Testemunhos: Este é o ponto mais importante para a empresa ou entidade, já que se trata de um reflexo do seu profissionalismo e transparência. É vital saber diferenciar os testemunhos de pessoas que estão estudando na Rússia por si próprias (ou graças a outras instituições) dos testemunhos de indivíduos beneficiados pelos serviços que a própria empresa ou organização oferece (por exemplo, há uma grande diferença entre dizer «conheço alguém que está estudando na Rússia» e dizer «conheço um estudante que viajou e realizou todos os trâmites para estudar na Rússia junto comigo «), também é importante saber que existem vários tipos de testemunhos: pessoas que acabam de viajar, pessoas que estão estudando na Rússia, pessoas que se graduaram na Rússia e dos pais destes estudantes.

5.- Relevância on-line: existem diferentes ferramentas on-line que podem nos ajudar a identificar a relevância ou reputação on-line de uma empresa ou negócio, por exemplo, podemos usar o ranking da Alexa (que é um ranking onde quanto menor for o número maior será a relevância) também podemos observar os dados do Google Analytics (no entanto, esses dados são difíceis de ser obtidos, pois as empresas não os compartilham com outras por serem dados privados) também podemos ver o que os portais ou sites mencionam sobre a empresa (é bem diferente uma análise feita por um site especializado no assunto de uma manipulada pelo site criado pela própria empresa), todos esses pontos são muito importantes já que atualmente com o boom da Internet muitas empresas novas têm o costume de criar vários “sites falsos» onde mencionam a sua própria empresa ou site, com o fim de lhe dar alguma importância, no entanto, ao fixarmos o olhar na relevância on-line de cada portal (seja usando o Alexa, ou o Google Analytics ou qualquer outro meio), podemos perceber se de fato a reputação ou relevância online foram alcançadas pelos resultados da própria empresa ou são apenas uma série de sites criados com o intuito de lhe atribuir uma falsa credibilidade.

6.- Presença em vários países: É importante que a empresa ou organização tenha presença em vários países, já que isso demostrar o alcance e a relevância da instituição, por exemplo, não podemos fazer comparações entre uma empresa com presença em apenas um país com outra empresa que está presente em mais de 5 países.

7.- A especialização: É importante que a empresa ou organização seja especializada no seu ramo de negócio e dedicada exclusivamente a essa atividade, por exemplo, uma empresa que se dedica unicamente à prestação de serviços de consultoria para estudos na Rússia está bem mais preparada do que uma empresa que faz isso, mas ao mesmo tempo também é uma agência de viagens, empresta dinheiro e atue como uma imobiliária, para que fique claro esse ponto, vamos usar o exemplo de um médico: você preferiria se consultar com um médico que se dedica somente a medicina ou com um que também trabalhasse como carpinteiro e ainda fosse um agente imobiliário? Como podemos ver a especialização é um fator chave na prestação de um serviço profissional e de qualidade.

Convênios: este ponto não foi abordado anteriormente porque sabemos que merece uma menção especial. Além dos convênios que podem ser feitos com as universidades da Rússia há aqueles que podem ser realizados com entidades privadas ou organizações públicas de cada país que aos estudantes interessados em estudar no exterior (com bolsas de estudo, ajuda de custo e financiamentos etc….). Se há algo assim no seu país, você poderá averiguar o nível de credibilidade da organização pública ou empresa privada que está ofertando este convênio; e cada convênio deve ser «verificado com cuidado» isso significa que é preciso primeiramente procurar saber se a instituição realmente existe e se tem alguma coisa a ver com a empresa que te assessora na viagem e estudos na Rússia, logo após deve-se verificar se o convênio não é uma fraude (existem diferentes formas fazer isso, por exemplo, ligando para a empresa ou instituição mencionada como parceiros, pedir referências, solicitar documentos comprobatórios, etc…).

1 Response to "7 dicas para escolher a melhor associação, empresa ou organização para lhe assessorar no processo de estudar na Rússia"