Dizem que somos a média das 5 pessoas que mais nos relacionamos as nossas amizades acabam nos influenciando em vários aspectos da vida: social, acadêmico, familiar, econômico, etc… por isso é muito importante selecionarmos corretamente os nossos amigos se temos um objetivo muito importante: estudar no exterior (Rússia). A seguir, compartilharemos alguns pontos que nos ajudarão a entender melhor a importância de escolher bem as pessoas que nos apoiarão no alcance desse sonho:

Afinidade com a cultura ou o sistema educacional russo

É importante compreender que se pretendemos estudar na Rússia é porque já temos algum interesse ou afinidade por sua cultura ou sistema de ensino, no entanto, é possível que nossos amigos não sintam a mesma afinidade ou interesse, o que é perfeitamente normal; da mesma forma quando torcemos para um time de futebol que é diferente dos nossos amigos. Então, é perfeitamente normal que seus amigos não tenham o mesmo interesse ou afinidade pela Rússia que você tem. Existem várias influências que podem nos dar uma impressão distorcida da cultura ou educação na Rússia, no entanto, tais influências dependem de vários outros fatores como: educação, mitos, influência de outros países, línguas, amizades, etc.

Mudança ao longo do tempo

Assim como nós mudamos com o passar do tempo (pois não pensamos da mesma forma que a 5 ou 10 anos atrás), isso também acontece com cada um dos nossos amigos ou conhecidos, pois eles também mudam à medida que o tempo passa (por exemplo, algumas coisas que tornaram possível ou fortaleceram a amizade já não estão presentes), Devemos nos lembrar que existem vários fatores que fazem uma pessoa mudar: relacionamentos, educação, meio social, etc… por isso não devemos ficar surpresos se uma pessoa que antes nos «apoiava em tudo» agora se opõe a muitas das nossas ideias ou objetivos.

Diferentes objetivos para o futuro

É impossível que duas pessoas tenham exatamente os mesmos objetivos no futuro, por exemplo, no que se refere a estudos é impossível que duas pessoas (amigos) escolherem o mesmo curso e local de estudos, cada pessoa é um indivíduo único, sendo por isso perfeitamente normal terem suas próprias metas ou objetivos. É ilógico pensar que temos os mesmos objetivos que os nossos amigos.

Existem outros círculos de amizades

Se o grupo de amigos que dispõe já tem bastante tempo de amizade é possível que você pense que tais amigos são únicos e que não encontrará outros como eles em nenhum outro lugar, no entanto se olharmos para nosso ao nosso redor percebermos que em todos os lugares, existem grupos de amigos como o nosso. A verdade é que o mundo é bem grande, e as chances são enormes de encontrar pessoas que desejam fazer novas amizades (e que tenham os mesmos objetivos), no entanto é importante que este novo círculo social possua valores compatíveis com os nossos e que nos ajudem a alcançar os nossos objetivos. Por exemplo muitos estudantes latino-americanos que tiveram problemas ou divergências com suas amizades locais, devido viajarem à Rússia, quando chegam a esse país encontram centenas (e mesmo milhares) de jovens latino-americanos que possuem similares interesses e objetivos (afinidade com a cultura e o sistema educacional russo).

Amigos que somam & amigos que subtraem

Devemos compreender que sempre existirão amigos que vão nos apoiar em nosso objetivo de estudar na Rússia e ao mesmo existirão aqueles nos tentarão desanimar desse sonho, isso é perfeitamente normal, pois cada pessoa tem sua própria maneira de pensar e ideais de vida. No entanto, uma coisa é ter ideais (que podem ser divergentes) outra bem diferente é impedir ou dificultar os ideias de outras pessoas, como vimos em nosso artigo anterior intitulado Estudar na Rússia: A Importância de Não Fazer Caso das Opiniões dos Outros é muito importante que não levamos em conta as opiniões de outras pessoas (especialmente de pessoas negativas) já que isso não nos ajudará a atingir os nossos objetivos. Geralmente as pessoas tendem a expor suas opiniões sobre qualquer assunto (namoro, amizades, projetos, estudos, etc.), entretanto, devemos sempre levar em consideração se essa pessoa realmente tem conhecimento ou experiência sobre o assunto no qual nos pretende dar conselhos.

O que você pensa sobre esse assunto? Já teve alguma experiência com amigos que não querem estudar na Rússia?

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia pode se inscrever para receber a nossa newsletter e ter acesso gratuitamente ao nosso artigo intitulado Estudar uma Graduação ou Pós-Graduação na Rússia.

Imagem de Jaafar Alnasser através do Flickr.com sob licença creative commons.