Como vimos em nosso artigo anterior intitulado Estudar no exterior exige uma grande responsabilidade o objetivo principal de uma “missão de estudo” é completar a carreira escolhida de forma satisfatória, durante este processo, nós temos que tomar nossas próprias decisões com base no que é certo para nós e para levar em conta que somos “representantes ou embaixadores” do nosso país. Abaixo, vamos compartilhar algumas dicas para lidar no exterior:

1.-Comunicar os seus problemas para as pessoas que estão longe e não podem soluciona-los, quando um aluno tem um problema de qualquer tipo, muitas vezes comunica o problema (ainda não resolvido) para um membro da família que está longe (normalmente em seu país de origem), o que acontece com esse tipo de comportamento é que os familiares dizendo que “se preocupa “, porque “não se pode fazer nada” resulta que a conversa termina com muitas interrogações, porque seu filho “tem um problema ainda não foi resolvido “, geralmente o que acontece na maioria dos casos é que depois de algum tempo, o problema é resolvido pelo mesmo aluno e tudo o que foi conseguido foi” preocupar “, desnecessariamente a família.

Enquanto a comunicação com nossas famílias é importante também que devemos entender que não ganhamos nada em contar problemas que podem ser resolvidos por nós mesmos, neste caso, recomenda-se contar o acontecido , quando já estiver resolvido, portanto o acontecido nao deve causar uma preocupação antecipada aos nossos familiares, a menos que realmente o problema seja muito sério.

2.-Compreender a nossa missão, devemos lembrar o nosso objetivo quando chegamos ao país onde estamos realizando nossos estudos, geralmente muitos problemas são causados por decisões que são “contra” a nossa missão principal (que é para acabar com a nossa carreira satisfatoriamente), às vezes o nossas atividades sociais, ocupacionais ou recreativas podem ir contra os nossos estudos, se entendermos e sempre apresentar “Qual é a nossa missão” nossas decisões serão sempre as mais bem sucedidos.

3.-Siga as regras, cada escola tem suas próprias regras muitas vezes difíceis de entender, o nosso dever é respeitar e cumprir, no momento em que decidiu ir para a casa de estudo ou instituto educacional voluntariamente aceitar e seguir as suas regras, você deverá ler e familiarizar-se com estas regras e que, desta forma, podemos saber o que é “permitido” e “não é permitido”, existem regras diferentes que podem fazer com que sejamos expulsos de um centro de estudo, recomenda-se conhecer em detalhe as regras de procedimento. Lembre-se que não é suficiente tirar boas notas, mas tambéma nossa conduta deve ser boa para terminar a nossa carreira no instituto.

4.-Ser responsável por nossas próprias ações e reconhecer nossos erros, quando ocorre um problema, é muito fácil culpar os outros por aquilo que acontece, no entanto esta abordagem cria uma “atitude negativa”, o que não ajuda a resolver os nossos problemas e nos impede de nos tornar-nos pessoas melhores (além do que dar aos outros o poder sobre o nosso destino), no entanto, quando reconhecemos os nossos próprios erros, podemos melhorar (tanto profissionalmente e pessoalmente) para analisar o nosso comportamento e compreender onde erramos sabemos como não cometer o mesmo erro, e reconhecendo nossas falhas ter a atitude certa para resolver futuros problemas que surgem em nosso caminho.

5.-Entenda que estamos em um país diferente, com uma cultura diferente, é muito importante entender este ponto, pois isso é um indicador claro do nosso nível de adaptação, podemos considerar tal comportamento como “inofensivo”, mas é possível do que no país onde estamos estudando o mesmo comportamento pode ser “ofensivo”, é importante entender a cultura local e se adaptar a ele, para que, dessa forma,teremos uma estadia mais gratificante e menos problemas.

6.-Valorizar os esforços dos nossos pais ou responsáveis, é importante valorizar tudo o que foi feito de modo que estamos estudando no centro de estudos, seja o custo econômico de nossos pais (ou responsáveis) ou representação de qualquer instituição ou na escola (no caso de uma bolsa de estudos), quando entendemos que tais pessoas ou instituições confiaram em nós, podemos compreender que a melhor maneira de retribuir essa confiança é ter um bom desempenho acadêmico e cumprir as normas de conduta do nosso centro de estudos .