Estudar em outro país é uma experiência muito gratificante, já que além de adquirir novos conhecimentos da graduação, profissão ou especialidade escolhida, poderemos aprender sobre uma nova cultura e construir amizades duradouras. No entanto, muitas vezes quando o aluno não está preparado mentalmente (ou simplesmente não tem o nível de maturidade ou estabilidade emocional necessária) pode mudar de metas e objetivos e acabar fazendo algo totalmente diferente do que se propôs antes da sua viagem de estudos.

O objetivo principal de um estudante no exterior é concluir seus estudos de forma satisfatória (já que essa foi a razão inicial da sua viagem), no entanto, conforme a pessoa vai se desenvolvendo socialmente e absorvendo diversas influências «sem perceber» começar a mudar o seu comportamento ao ponto de fazer coisas totalmente opostas as que desejava incialmente ou que possam afetar negativamente a sua meta de estudar. A seguir, compartilharemos alguns fatores que (se não forem controlados adequadamente) podem impedir o nosso objetivo primordial de completarmos os nossos estudos no exterior:

1.- Casais

Os parceiros amorosos são uma das principais razões pela qual um estudante pode desistir dos seus estudos, mesmo que sua companheira (o) se encontrem no país de origem (ou no lugar de estudos), pode exercer uma grande influência sobre o estudante, o relacionamento amoroso pode afetar de duas formas o aluno: Motivando-o a continuar com seus estudos (positivo) ou motivando-o a desistir dos estudos (negativo). É muito importante investir em relacionamentos amorosos saudáveis em que o parceiro(a) compartilhe dos nossos mesmos objetivos e metas, também é necessário levar em conta que essa pessoa pode não seguir conosco «a vida toda» e que uma decisão tão drástica (como abandonar os estudos) pode gerar grande arrependimento no futuro, uma vez que tal decisão terá repercussões de âmbito pessoal e profissional.

2.- Amigos

As más amizades é a segunda razão por que um aluno pode abandonar seus estudos, ao contrário dos parceiros amorosos, os mais os amigos mais influentes (no aspecto negativo) estão nos próprios locais de estudos e estas amizades tem uma grande influência sobre o aluno, por isso é importante saber escolher bons amigos. As amizades (como os parceiros ou parceiras de relacionamento) podem afetar o estudante de duas maneiras: incentivá-lo nos seus estudos ou fazer exatamente o contrário; por isso se torna muito importante estabelecer relações de amizade saudáveis e que compartilhem das nossas mesmas metas e objetivos. Igualmente, devemos estar atentos aos efeitos negativos das más amizades, que não é facilmente perceptível como nos parceiros amorosos, ou seja, é possível que o nível de influência negativa de uma seja gradual ou progressivo, por isso é comum que no início não percebamos esse nível de influência que estamos recebendo, no entanto, com o passar do tempo poderemos notar os vários efeitos nocivos dessa amizade (aquisição de maus hábitos, negligencia nos estudos, etc.)

3.- Capacidade de adaptação e uso do idioma

Se adaptar a um novo ambiente é importante para alcançar um nível acadêmico e social saudável e adequado, se o país no qual você vai estudar fala-se uma idioma diferente então, o domínio desta segunda língua torna-se um fator importante para se conseguir um melhor desenvolvimento social. Entretanto, este fator não é decisivo, pois existe uma relação direta entre a aprendizagem de uma língua nova e a vontade de adaptar-se socialmente (o estudo do idioma não será suficiente se tais conhecimentos não puderem ser aplicados na socialização com habitantes locais, não sendo aproveitado 100%). Geralmente quando um estudante «não se esforça» para se adaptar a um ambiente social (ou simplesmente não se realciona com os habitantes locais) podem acabar se isolando, o que pode gerar problemas para que se adapte a este novo ambiente, além de dificultar o seu objetivo de terminar os estudos.

4.- Gestão do tempo

A correta administração do tempo é essencial para que o estudante possa cumprir suas obrigações acadêmicas e ter uma vida social saudável (interagindo positivamente com seu entorno), se o mesmo conseguir organizar corretamente seu tempo vai ter problemas de produtividade e não será capaz de atingir suas metas e objetivos. Uma má gestão do tempo pode gerar dificuldades na condução e conclusão de seus estudos de maneira satisfatória.

5.- Lidar com problemas ou pressões

Como em qualquer lugar e situação, sempre haverá problemas e pressões de diversos tipos: estudos, amigos, companheiros, vida social, distância da família, etc… e como na maioria das vezes não será possível evitar esse tipo de situação (na vida sempre teremos problemas). O importante é a nossa atitude diante de tais eventos e como iremos enfrentá-los ou resolve-los. Muitas pessoas que estudam em outros países e têm um desses problemas (de qualquer tipo) recorrem a hábitos nocivos como meio para esquecer dito problema, tais hábitos podem ser prejudiciais, especialmente quando exercidos em momentos de pressão ou tensão, por isso é importante que o aluno saiba controlar suas emoções (e estados de ânimo) para que seja capaz de resolver ou lidar adequadamente com qualquer problema que surja (além de buscar formas saudáveis de relaxar).

Qual a sua opinião sobre esse assunto? Você conhece outros fatores que possam dificultar seu objetivo de estudar no exterior?

Imagem de Nicolas Vigier através de Flickr.com sob licença creative commons.

Se você quer saber mais sobre como estudar na Rússia, pode se inscrever para receber a nossa newsletter e ter acesso gratuito ao nosso artigo intitulado Como estudar uma Graduação ou Pós-graduação na Rússia.