No momento de escolher onde estudar uma graduação, pós-graduação ou mestrado, sempre se busca as vantagens e benefícios acadêmicos, agora, quando se trata de estudar em outro país, existem outros aspectos também muito importantes que devem ser levados em conta para que seus anos de estudo não se convertam em uma tortura e perca total de tempo. Por estas e outras razões que muitos estudantes estão escolhendo a Rússia como destino para seus estudos superiores; a seguir, daremos mais detalhes sobre isso.

Por que a Rússia e não outro país?

Existem muitas razões para a Rússia estar em primeiro lugar entre as nações escolhidas como destino de estudantes no exterior; entre elas podemos destacar a grande abertura que esse país tem para com estudantes estrangeiros, lhes permitindo todas as facilidades e comodidades tanto para aprender o idioma russo como para desenvolver um exitoso plano de estudos.

Na Rússia, existem muitas universidades reconhecidas em todo o mundo, especialmente no campo da medicina e tecnologia. Assim sendo, quem tem vocação para esses campos de estudo podem procurar oportunidades nestas universidades, cujo programa acadêmico contempla a inclusão e tratamento do estudante estrangeiro como qualquer um do próprio país, sem nenhuma distinção além dos seus próprios méritos e performance nos estudos.

Língua russa: um obstáculo real?

Muitos têm medo de ir estudar na Rússia por considerarem o russo um idioma bastante difícil, no entanto, não há o que temer, trata-se apenas de se adaptar e com o tempo e estudo nas faculdades de idiomas, se conseguirá dominar a língua, tornando muito mais fácil a comunicação e o aprendizado.

Quando a meta e os objetivos são claros, ou seja, conquistar um diploma universitário (seja de graduação, especialização ou mestrado) então a barreira do idioma é uma das coisas mais fáceis de superar e, uma vez feito isso, seu maior objetivo estará a poucos passos de ser alcançado. Como vimos em um artigo anterior, intitulado quais são os benefícios de falar outro idioma?, um profissional que domina outra língua tem maiores oportunidades de trabalho e de independência na realização de viagens internacionais; tornando-se em uma grande vantagem para o seu currículo profissional.

O frio do país

Na Rússia, existem cidades como a Sibéria que podem atingir temperaturas extremamente baixas (até 40 graus abaixo de zero), mas isso não é um obstáculo para aqueles que carregam consigo a virtude da auto superação e o desejo de adquirir conhecimentos, além disso, nem todos vão estudar na Sibéria. Em cidades como Moscou, o clima é muito mais tolerável e o calor dos russos consegue fazer com que o frio do inverno se torne menos rigoroso.

Existem muitas atividades tradicionais interessantes que podem ser feitas durante o inverno como visitar às Banias (saunas) e os banhos de águas termais, disponíveis em quase todas regiões do país. Em contrapartida, há banhos em águas geladas (ainda que pareça uma loucura, é uma tradição) em celebração a epifania do Senhor, que ocorre todos os anos, em 19 de janeiro, e o governo prepara diversas piscinas para que as pessoas se divirtam mergulhando nelas, inclusive no centro da cidade.

Procedimentos legais

Na Rússia, como em quase todos os países do mundo, se faz necessário um visto para permanecer no país, seja para estudo ou trabalho. Na maioria dos casos, as universidades oferecem a possibilidade de enviar uma carta de aceitação aos seus alunos matriculados para que possam cuidar dos tramites do visto. Uma vez como a carta de aceitação da universidade, o procedimento diante das embaixadas se tornará muito mais fácil.

Universidades como a Universidade dos Povos de São Petersburgo, estão preparadas e sempre abertas para receber estrangeiros que desejam estudar em seus campus. Estudantes estrangeiros ainda dispõem de outros benefícios a preços reduzidos, como alimentação, moradia e transporte, ao apresentarem suas credenciais de estudante.

Qual sua opinião sobre esse assunto? Já pensou em estudar uma graduação ou mestrado na Rússia?

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, pode se inscrever para receber o nosso boletim informativo e ter acesso gratuito ao nosso artigo intitulado Como estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia .

Imagem de Run Mariano Mantel via Flickr sob licença de creative commons.