Há um estágio da adolescência, comumente quando o último ano do ensino médio está terminando, onde há uma necessidade de começar a projetar o futuro onde eles decidirão onde vão estudar, o que querem dedicar e com quem serão relacionados, mas Como você tem certeza de que é a decisão certa? No presente artigo, estaremos enfatizando o momento em que você conhece sua vocação profissional.

Qual é a vocação?

Não podemos começar este artigo sem antes conceituar o que é a «vocação profissional». Assim, a vocação é o desejo de empreender uma carreira, profissão ou ofício quando você ainda não tem todo o conhecimento necessário para exercer tal atividade, isto é, a vocação é um sentimento interno, que dependerá da personalidade da pessoa em termos de seus gostos.

Da mesma forma, poderia influenciar o ambiente social em que a pessoa se desenvolve, bem como a cultura em que vive, atitudes, ambiente familiar, etc., sendo autoconhecimento o espaço que é dado ao auto-pensamento, digamos, saber onde Eles vão meus gostos e / ou aptidões, desde que facilitará a identificação da vocação. Existem, no entanto, mandatos familiares, expectativas que podem distorcer a verdadeira vocação.

Com que idade é determinado?

Há crianças que, desde muito jovens, com cerca de quatro anos de idade, começam já a mostrar uma certa preferência por uma vocação profissional que tendem a aperfeiçoar no final do ensino secundário. Isso acontece porque, desde muito jovens, somos «forçados», de certa forma a estudar por nossos pais que nos ajudam ao longo de nosso caminho, a descobrir que áreas teremos maior capacidade e inclinação.

No entanto, a pressão de ter que dar a resposta que os outros esperam poderia tirar a oportunidade de se desenvolver como é. Onde há um pouco de condicionamento produzindo grandes pontos de tensão e angústia, nestes casos, o medo de ser rejeitado por não atender a certas expectativas de nossos pais.

Tenha em mente que «a única coisa permanente é a mudança», como Buda disse corretamente, então você não precisa se preocupar em escolher um caminho se ainda não tiver certeza de sua escolha, pois nossas inclinações podem mudar com o tempo. Portanto, é necessário tomar o tempo necessário para tomar a melhor decisão que o convence, já que o importante é que você não seja pego na ideia de que estará sempre fazendo a mesma coisa durante toda a sua vida. Em um artigo anterior, intitulado «Como decido qual carreira estudar?» Oferecemos-lhe alguns conselhos práticos que o ajudarão a encontrar a sua vocação.

O que você acha sobre esse assunto? Quais tópicos você gostaria de encontrar em nosso blog?

Se você quiser mais informações sobre estudos na Rússia, entre em contato conosco ou escreva sua pergunta na parte inferior (seção de comentários).

Imagem de Geralt Burgos via Pixabay.com sob licença creative commons.