A Rússia e as coisas do espaço tem muita história para contar. A mais conhecida é a de Yuri Gagarin e a cadelinha Laika, os primeiros a chegarem no espaço. De lá para cá a Rússia se tornou uma grande potência e referência em relação à tecnologia e coisas do espaço.

Como na América Latina existem poucas opções de qualidade nesta área, a Rússia é uma excelente opção para quem busca fazer um mestrado em Engenharia Aeroespacial.

Entenda a Diferença entre Engenharia Aeronáutica e Engenharia Aeroespacial

É importante ficar claro que na Rússia existe uma diferença entre Engenharia Aeronáutica e Engenharia Aeroespacial. A primeira estuda objetos que voam dentro da atmosfera da terra e a segunda estuda não somente isso, mas também objetos fora da atmosfera terrestre, o que inclui mísseis, satélites e naves espaciais.

Para saber mais sobre Engenharia Aeronáutica veja o artigo que já publicamos sobre o assunto aqui.

Por que a Rússia?

A Rússia é um país altamente desenvolvido no setor aeroespacial, é um dos principais líderes quando falamos de desenvolvimento de foguetes (como Proton e Angara) e nos sistemas de propulsão também. Os astronautas devem ser fluentes em Russo, além de o país possuir órgãos de excelência como a Agência Espacial Federal Russa.

Junta-se isso às Universidades e institutos especializados em estudos aeroespaciais, como Samara, e você terá motivos de sobra para estudar Engenharia Aeroespacial na Rússia. Você terá muita reputação e reconhecimento internacional.

Como entrar para um mestrado de Engenharia Aeroespacial na Rússia?

O primeiro passo é você escolher onde vai estudar. A ALAR pode te ajudar neste processo, pois temos vários convênios com Universidades de ponta. A mais procurada é a Universidade Aeroespacial de Samara.

Um mestrado lá na área aeroespacial fica em torno de US$ 3261,00/ano e o custo de vida anual US$ 2900/ano. É importante salientar que existem muitas especializações dentro da Engenharia Aeroespacial, como construção e manutenção de naves, projetos de motores de foguetes e aviões, engenharia biotecnológica, etc.

Uma vez que você definiu o curso é hora de iniciar seu processo de inscrição. A maioria dos cursos é em russo e você deverá fazer uma faculdade preparatória, mas existem algumas opções em inglês também.

Depois de escolher, deve enviar sua documentação (para mestrado diploma de nível superior, passaporte) e preencher a ficha de inscrição, além de ler e assinar os termos e condições, onde você encontra todas as outras informações do processo.

Durante esta etapa nós iremos auxiliar você com tudo e depois de tudo aprovado se inicia uma nova etapa para obter a carta convite e aceite da universidade, requisitos para você obter o visto.

Como pode ver, o processo é simples e a A ALAR tem um programa de acesso facilitado para você estudar na Rússia, tanto em Inglês como em Russo. Não se apavore com a língua, é mais fácil que você pensa! Nosso programa de acesso oferece todo o suporte que você precisa para conseguir o visto, a carta de aceitação, dicas de moradia, reservar seu quarto nas acomodações da universidade e ainda oferece um curso online de russo para você aprender enquanto se prepara para a viagem.

Se você deseja saber sobre como estudar na Rússia você entrar em contato conosco  ou escrever sua pergunta abaixo (na seção de comentários).

Imagen vía Pexels.com bajo licencia creative commons