Rússia é um país que oferece uma grande variedade de bolsas para jovens latinoamericanos.Se voce esta interessado em estudar na Rússia (seja uma carreira/graduação, pós-graduação/mestrado doutorado ou especialização médica) é importante que você analise os prós e contras desta decisão, pois isso determinará seu futuro profissional, neste artigo faremos um resumo das principais vantagens e desvantagens de estudar neste país.

Desvantagens de estudar na Rússia

Distância, um dos principais pontos a destacar é a grande distância geográfica que existe entre América Latina e Rússia , isto pode fazer com que as viagens aos países de origem ( em períodos de férias) sejam mais difíceis ou pouco frequentes, porém temos que destacar que se o estudante tem boa capacidade em adaptação e desapego emocional ( por parte de seus pais e familiares) este ponto poderá ser facilmente superado ( é importante destacar também que no período de férias há muitas atividades que os estudantes estrangeiros podem realizar na Rússia)

Estudos em tempo integral, os estudos na Rússia possuem um alto nível de exigência, por isso é recomendado que os estudos neste país sejam em período integral, embora há outros destinos que não tem tanta demanda acadêmica e permitam ao aluno trabalhar e estudar ao mesmo tempo,tendo como desvantagem a menor qualidade do estudo como vimos no artigo anterior é recomendado que o estudante se dedique somente a estudar devido a alta demanda dos cursos superiores, porém devemos destacar que o estudante pode trabalhar em seus períodos de férias

Idioma, o idioma russo pode ser um dos principais ‘’obstáculos mentais’’ que pode ter um novo estudante america latino, porém como mencionado em artigos anteriores, essa língua não é tão difícil quanto parece já que possui muitas vantagens de aprendizado comparado com outros idiomas.

Para estudar na Rússia não é necessário saber o idioma russo já que as universidades da Rússia contam com centros especializados onde os estudantes estrangeiros aprendem o idioma russo (essa faculdade de idioma dura aproximadamente 6 meses) e também devemos mencionar que na Rússia existem algumas graduações e mestrados que são ministrados inteiramente em inglês.

Vantagens de estudar na Rússia

Título internacional reconhecido, Os diplomas na Rússia tem grande prestígio e reconhecimento internacional. Como vimos em um artigo anterior  Rússia integra atualmente o espaço Europeu de Educação Superior que reúne todos os países da comunidade económica europeia. Graças ao acordo de Lisboa de 1999 entre Rússia e a Comunidade Econômica Europeia as graduações acadêmicas das Universidade da Rússia são reconhecidas nos países que formam a comunidade, por outro lado na américa do norte as universidades da Rússia são reconhecidas pelo World Education Service ( WES) e pelos acordos bilaterais entre as diferentes universidades participante.

Depoimentos de estudantes da américa latina, Na Rússia existem diferentes estudantes da américa latina que estão estudando neste país . A melhor forma de conhecer as universidades da Rússia e o ambiente universitário e ouvindo os diferentes depoimentos dos estudantes da américa latina que já estão na Rússia, no próximo link você pode conhecer diferentes depoimentos de estudantes que estão realizando seus sonhos na Rússia.

Conhecer uma cultura diferente, a Rússia é um país com uma enorme riqueza cultural, no qual pode ser muito benéfico para os estudantes estrangeiros , já que além de aprender sobre sua nova profissão também conhecerá uma cultura diferente, pois irá ser útil no momento de criar uma perspectiva global, criar grandes amizades e estabelecer contatos profissionais no futuro.

Segurança para os estudantes e residências universitárias, os estudantes na Rússia ficam hospedados em residências universitárias nas quais contam com um sistema de segurança integral, garantido que todos os estudantes possam viver em um clima tranquilo e seguro( as residências ficam dentro do campus universitário) mesmo assim o campo universitário conta com seu próprio sistema de vigilância e segurança, postos policiais e centro de saúde.

Preços acessíveis, as universidades russas têm preços muito acessíveis em comparação com destinos universitários em outros países. O programa de acesso preferencial (ou redução de custos) oferece uma série de vantagens para estudantes estrangeiros como ter um maior número de vagas e graduações disponíveis, pré-requisitos acessíveis entre outros benefícios.

Assessoria personalizada e especializada, podemos viajar para a Rússia fazendo os trâmites por conta própria, porém é recomendado que você contrate um serviço de assessoria especializada para estudar na Rússia  já que nos permite economizar tempo, ter a carta de aceitação da universidade, ter o direito a um lugar seguro ou vaga na universidade (se os requisitos forem cumpridos), garantia e apoio da empresa que fornece a assessoria,além de ter acesso a bônus especiais (como o treinamento gratuito em russo que a ALAR oferece aos seus alunos).

Qual a sua opinião sobre esse assunto? Você conhece uma outra vantagem ou desvantagem de estudar na Rússia?

Se você deseja saber como estudar na Rússia, pode se inscrever para receber nosso boletim informativo ou deixar sua pergunta mais abaixo (secção de comentários).

Imagem de designerpoint através do Pixabay.com sob licença de creative commons