Quando se fala em empresas que prestam assessoria especializada para estudar no exterior (nesse caso específico na Rússia), é comum escutar conselhos de pessoas que dizem que podemos economizar dinheiro, se fizermos as coisas por conta própria. Muitos estudantes da América Latina ao ouvir esse tipo de afirmação acreditam que não precisam de assessoria especializada e que podem fazer a documentação direto com a universidade russa, na continuação iremos compartilhar alguns tópicos que você precisa levar em conta sobre esse conselho.

Tempo

Como vimos no nosso artigo anterior, o tempo é o recurso mais valioso com o qual contamos, por exemplo existem casos onde o estudante pode ficar de fora de uma seleção (ou chamada) de um processo de inscrição para estudar na Rússia porque simplesmente não estava sendo assessorado corretamente sobre os requisitos, documentos que tinha que apresentar ou quais passos seguir para concluir a inscrição, o que pode acontecer é o estudante ter que esperar um ou dois anos adicionais para voltar a participar de um processo similar.

As universidades da Rússia não são iguais

Pensar que todas as universidades de um pais são iguais carece de objetividade, como no nosso pais de origem, na Rússia  existem diferentes tipos de universidades, onde as mesmas tem uma série de vantagens e desvantagens, por exemplo, há universidades que estão em cidades mais caras ou mais econômicas, universidades que seu processo de ingresso e mais flexível, outras mais restrito, universidades que dão mais facilidades para os estudantes estrangeiros, assim como diferentes tipos de alojamento, graduações e mestrados disponíveis, oferta de estudos em outros idiomas, etc.

Por essa razão é muito importante que você seja assessorado por uma empresa especializada, já que a empresa sabe perfeitamente qual é o estado atual de cada universidade russa (seus pontos fortes e fracos) e poderá recomendar a universidade mais adequada para aquele estudante.

Garantia, apoio e especialização da empresa que oferece o serviço

O nível de qualidade da assessoria que recebemos para estudar na Rússia será proporcional ao nível da empresa que escolheremos para que nos oriente, como vimos no nosso artigo anterior: 7 conselhos para escolher a melhor associação ou empresa para assessorar no processo de estudo na Rússia, existem vários pontos que devem ser levados em conta no momento de contratar este tipo de empresa: experiência, profissionais qualificados (e graduados na Rússia), testemunhas, presença em vários países, nível de especialização na área, convênios com as universidades russas, etc.

Profissional que dá o conselho

É muito importante analisar a pessoa que dá este tipo de conselho (pois não é necessário de assessoria especializada para estudar na Rússia) pois é possível que essa pessoa não seja qualificada para dar esse tipo de orientação, como vimos no nosso artigo anterior: Estudar na Rússia: Importância de não dar atenção as opiniões dos demais. Devemos levar em conta se essa pessoa possui realmente autoridade ou experiencia sobre o assunto para nos dar um bom conselho (exemplo se a pessoa conhece a Rússia, se finalizou com êxito uma graduação ou mestrado neste país).

O que você achou sobre esse assunto? Qual sua opinião sobre as empresas que oferecem assessoria especializada para estudar no exterior?

Se você tem alguma pergunta sobre os estudos na Rússia, você pode entrar em contato conosco ou deixar sua pergunta abaixo (nos comentários)

Imagen de IgorShubin vía pixabay.com bajo licencia creative commons.