Hoje vamos conhecer um pouco sobre a experiência do Bruno Padilla, um estudante mexicano que nos contará sobre a sua experiência de viajar para a Rússia para estudar na Universidade Técnica de Moscou Bauman (BMSTU).

Porque você se interessou em estudar na Universidade Técnica de Moscou Bauman?

Porque havia feito pesquisas, e porque aqui se formou o primeiro homem que colocou o primeiro homem no espaço, aqui se formou Serguéi Koroliov, ele projetou a espaçonave “Vostok” que foi a nave que levou Yuri Gagarin para o espaço, essa é uma universidade que tem uma certa tradição e história, pois aqui se formaram vários personagens importantes da história cosmonáutica da Rússia.

Como estudante, você acha que é mais barato morar no México ou na Rússia?

Ser estudante, sim é mais barato viver na Rússia, do que no México, perdão, porque o custo de moradia é mais barato, é muito bom porque a universidade nos dá muitas oportunidades. Eu comparava preços em um site sobre os custos de vida como um cidadão normal, porém como estudante viver em Moscou é mais caro, o centro as coisas são mais caras, porém como estudante não é tão caro como é no México.

Você recomendaria estudar na Rússia?

Sim, eu recomendo não somente pela questão que você venha estudar, é em geral porque eu acredito que te ajuda a sair do ninho, te traz uma outra visão mais ampla da vida, te ajuda a amadurecer pois você está indo morar do outro lado do mundo, pois no começo você só tem a si mesmo e com o tempo mesmo que você faça amigos, de qualquer maneira o principal apoio é o seu, então isso ajuda a ser uma pessoa mais madura.

Que conselho você daria para quem quer estudar na Rússia?

Primeiramente é superar a saudade de viver no México em pouco tempo, já vi casos de pessoas que acabam desistindo porque simplesmente não aguentaram ficar longe do seu país.

No vídeo a seguir, você pode ver a entrevista completo do Bruno Padilla.

Se você quiser mais informações sobre como estudar na Rússia, você pode entrar em contato conosco ou escrever abaixo a sua dúvida (nos comentários).