Antes de fazer a nossa viagem de estudos para a Rússia, é possível que tenhamos algumas diferenças ou problemas com o(a) parceiro(a), isso é comum já que o(a) nosso(a) parceiro(a) como todos os nossos «entes queridos» deseja nos ter ao seu lado e pode até mesmo desejar que não viajemos para a Rússia, por outro lado, temos uma grande oportunidade de viajar para a Rússia para cursar uma pós-graduação e nos desenvolver profissionalmente; o que devemos fazer? Terminar a nossa relação?

Antes de mais nada, queremos esclarecer que este artigo não leva em conta os fatores emocionais ou afetivos dos casais e que o nosso objectivo é deixar um ponto de vista imparcial sobre esse problema.
A primeira coisa que devemos fazer é avaliar a condição atual do relacionamento com bastante cuidado para fazer a melhor escolha.
Primeiro precisamos determinar em que nível anda o nosso relacionamento, então poderemos estabelecer diferentes variáveis ou indicadores tais como o tempo, o nível de compatibilidade, compromisso, etc.

Tempo

Não se compara um relacionamento de 1 a 2 meses com um de 1 a 2 anos (ou uma relação de mais de 5 anos) quanto mais tempo têm a relação, maior a dor emocional que a separação ou ruptura causará, além de se ter mais possibilidades que este relacionamento perdure e afronte adversidades com sucesso.

Nível de compromisso

Não é a mesma coisa ser casado e ser comprometido (não ter qualquer tipo de compromisso estabelecido). Ter um tipo de compromisso faz que a relação tenha maiores possibilidades de durar ao longo do tempo e tenha bases mais sólidas para enfrentar futuras adversidades.

Decisão

Após analisar nosso relacionamento precisamos decidir se vamos continuar com ele (pode ser que viajemos com essa pessoa para a Rússia ou optemos por manter uma relação a distância) ou simplesmente terminamos a relação.

Ir com o nosso parceiro de viagem para a Rússia

No caso de decidirmos continuar com a relação devemos levar em consideração que isso terá um preço emocional ou económico a se pagar, por exemplo, como vimos em nosso artigo anterior intitulado posso viajar com meu/minha parceiro(a) para a Rússia? podemos estudar juntos? No caso de decidirmos levá-lo(a) para Rússia devemos ter em mente que tal pessoa precisará se adaptar à cultura russa, e também considerar que as universidades russas possuem moradias de baixo custo para estudantes, porém no caso de casais somente lhes será concedida uma habitação deste tipo (conjugal) para aqueles que demonstrem ser casados, isso quer dizer que se um casal não for casado não conseguirá um lar conjugal, o que significa que estes estudantes deverão ficar em alojamentos separados (o que pode complicar a relação).

Manter o relacionamento a distância

No caso de decidirmos manter o relacionamento mesmo a distância devemos ficar cientes que neste caso haverá um custo emocional, pois geralmente as relações a distâncias são insatisfatórias e que as chances de viagens esporádicas são remotas (uma vez que a grande distância entre a Rússia e a América Latina torna qualquer viagem mais difícil e cara de se fazer).

O que acontece se eu não viajar para a Rússia e a relação terminar?

É muito importante fazer esta pergunta, já que isso pode nos ajudar a entender se realmente vale a pena manter este relacionamento ou sacrificar nosso desenvolvimento profissional, para manter um relacionamento, há casos de pessoas que decidem não estudar no exterior para manter um relacionamento, mas depois de um ou dois anos, a relação termina e a pessoa percebe que tomou a decisão errada. Como muitas coisas na vida alguns relacionamentos também não duram uma vida inteira (mesmo quando não queremos terminar), por isso devemos levar em conta todas as variáveis mencionadas no momento de tomar uma decisão. Geralmente uma forma de fazer boas decisões é escolher a alternativa que nos dará melhor projeções ou possibilidades futuras.

Qual a sua opinião?

Entendemos que este tema é bastante complexo e tem muitos pontos de vista, gostaríamos de saber o que você pensa a respeito do mesmo.