Estudar na Rússia é o sonho de muitos jovens brasileiros que desejem cursar uma graduação (ou pós-graduação), no entanto, é comum sentirem medo antes de realizar uma viagem de estudos dessa natureza, em geral, esses medos são gerados por três razões: desinformação, uma imagem distorcida da Rússia no país de origem e opiniões contrárias de familiares ou amigos, neste artigo compartilharemos 7 razões pelas quais você não deve sentir medo de estudar na Rússia.

1. Moradias universitárias

Os estudantes estão alojados em moradias universitárias que são equipadas com um sistema de segurança completo garantindo que todos os alunos possam viver em um clima tranquilo e seguro. É importante destacar que tais moradias ficam dentro do campus universitário permitindo aos alunos não precisarem percorrer longas distâncias para chegarem a sala de aula. A vila universitária conta com restaurantes, cafeterias e centros recreativos, possibilitando aos alunos desenvolverem suas vidas sociais dentro deste ambiente seguro e confiável.

2. Antecedentes criminais e judiciais

Um dos principais requisitos para estudar nas universidades russas é apresentar uma certidão afirmando que o respectivo estudante não possui antecedentes criminais e judiciais, isso permite um ambiente totalmente seguro aos estudantes, garantindo aos mesmo não terem colegas de estudos com problemas com a lei, diminuindo assim consideravelmente a possibilidade de comportamentos negativos e más influências entre os alunos.

3. Seguro de saúde

Todos os estudantes universitários contam com seguro médico o que lhes permite desenvolver normalmente suas atividades estudantis sem preocupações. Caso apresentem qualquer problema de saúde, serão imediatamente atendidos por profissionais especializados.

4. Faculdade de idioma russo e nivelamento acadêmico

Para estudar na Rússia não é necessário saber o idioma deste país, já que as universidades russas possuem centros especializados onde os estudantes estrangeiros podem aprender a língua russa, além de cursar disciplinas acadêmicos relacionadas a graduação que escolheram para suas futuras carreiras profissionais. Tudo isso contribui para que, uma vez terminado esse processo de instrução, o aluno possa utilizar o idioma russo e esteja preparado academicamente para começar seu curso de graduação ou pós-graduação na Universidade que escolheu (além de lhe ajudar no processo de adaptação).

5. Redução de custos e sistemas de pagamento

As universidades da Rússia possuem programas de baixo custo que permitem a você ter acesso aos cursos universitários a preços módicos. O programa de baixo custo apresenta como vantagem possibilitar um maior número de vagas e cursos disponíveis, além de ter as datas de viagens e início das aulas pré-estabelecidas. No que diz respeito ao sistema de pagamento é recomendável utilizar cartão de crédito ou débito, pois estas opções são as mais adequadas para estudantes latino-americanos que se encontram na Rússia, uma vez que permite sacar em dólares (ao câmbio em rublos) em qualquer caixa eletrônico como os da rede Visa Electron (a maioria dos terminais eletrônicos não cobram comissão). Também é recomendável que o cartão esteja em nome do pai ou responsável para que em caso de qualquer incidente o problema pode ser resolvido no banco onde se emitiu o cartão.

6. Reconhecimento do diploma/título acadêmico russo na América Latina

Os diplomas ou títulos acadêmicos russos possuem grande prestígio e reconhecimento em nível mundial. Como vimos em nosso artigo anterior, intitulado Os diplomas russos são reconhecidos?, a Rússia atualmente integra o Espaço Europeu de Ensino Superior Universitário (EEES) que reúne todos os países da Comunidade Económica Europeia, e graças ao acordo de Lisboa de 1999 entre a Rússia e a Comunidade Económica Europeia, os diplomas acadêmicas das universidades russas são reconhecidos nos países que fazem parte da CEE. Na América do Norte, as universidades russas são reconhecidas pelo World Education Service (WES) e pelos acordos bilaterais das universidades participantes de nosso programa com suas homólogas. O processo de reconhecimento ou validação na América Latina também é bastante simples, como você pode ver no seguinte depoimento.

7. Assessoria da ALAR (Associação Latino-americana Russa)

Quando se viaja para a Rússia para fazer algum cursos universitário (por intermédio da ALAR) conta-se com o apoio de uma associação séria, com presença em vários países, com acordos oficiais com várias universidades russas, com profissionais competentes e qualificados (em sua maioria com nacionalidade e formação russa) e o mais importante: contando com testemunhos de vários estudantes brasileiros que já utilizaram os seus serviços para realizarem seus sonhos de estudarem na Rússia (Tudo isso permite que o estudante perceba que se trata de um serviço confiável e de qualidade).

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, pode se inscrever para receber o nosso boletim informativo e ter acesso gratuito ao nosso artigo intitulado Estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia.

O que você pensa sobre esse assunto? Já sentiu medo de estudar na Rússia?

Imagem de Mariano Mantel através de Flickr.com sob licença de creative commons.

2 replies to "7 razões pelas quais não se deve temer estudar na Rússia"