Hoje vamos conhecer Martha Bravo Bohorquez (Equador) médica que viajará em breve para a Rússia (Universidade Russa Norocidental de Medicina “Mechnikov») para cursar uma Especialização em Cirurgia Torácica.

O que a motivou a tomar a decisão de viajar?

Sempre gostei da Rússia, é um país espetacular, eu amo a sua cultura, o seu povo, gosto de tudo por lá. Devido nutrir sempre esse carinho pelo país e por ter agora a oportunidade de realizar meu sonho de se tornar uma cirurgiã torácica… decidi ir à Rússia.

Qual é a reputação das universidades de medicina da Rússia no Equador?

Aqui no Equador, elas são conhecidas, mas não tanto quanto deveriam, geralmente porque nós latinos buscamos sempre um país latino e também devido a termos um pouco de medo do idioma russo, mas as pessoas com quem comentei sobre a minha decisão de viajar para a Rússia, ficaram fascinadas, também disse a elas que ia para São Petersburgo estudar na Universidade (Mechnikov) e eles me disseram que ela é espetacular, muito boa e me incentivaram a ir, então não tive dúvida.

É difícil conseguir uma vaga para cursar uma especialidade médica no Equador?

Bom, aqui é mais ou menos difícil, há ocasiões onde é muito limitado o número de vagas e em outras ocasiões simplesmente não se abrem tais vagas. Fazia uns dois anos que não se disponibilizavam vagas para especializações, porém este ano foram abertas muitas vagas, mas como disse antes, meu desejo sempre foi conhecer a Rússia, esse carinho que a gente tem por um lugar, sem entender o porquê, foi o que me motivou a querer estudar lá.

Qual a sua opinião sobre o trabalho da ALAR para o seu acesso à Universidade e viagem para a Rússia?

Para ir para a universidade foi muito fácil e tudo graças a ALAR, uma empresa séria e muito competente que lhe dá confiança, pois viajar para um país distante deixa você com muitas dúvidas… como faço para chegar lá? como são as conexões? será seguro ou não? E o apoio da ALAR lhe permite ter mais confiança e segurança.

Quais são suas expectativas para esta viagem?

Eu vou lá buscando o melhor para mim, quero retornar como uma cirurgiã torácica (com especialização na Rússia), minhas expectativas são as melhores, e sempre gostei da língua russa, agora tenho a oportunidade de praticá-la.

O que dizem seus colegas médicos sobre essa viagem?

Meus colegas pensaram que estava ficando louca, todo mundo pensa que estou perdendo o juízo, mas neste mundo existem muitos loucos, com diferentes manias, foi quando pensei vou para a Rússia fazer uma especialização, fazer o que sempre quis, realizar meus sonhos, conhecer a Rússia pessoalmente… e conto com o apoio incondicional da minha família, meus pais, meus irmãos, meus amigos, obviamente que estão tristes, mas como eles me veem tão alegre acabam ficando um pouco felizes também.

Que mensagem você deixaria aos jovens e profissionais que também desejam realizar este grande projeto de vida, mas que ainda estão em dúvida?

Sejam confiantes e tomem essa decisão logo, é apenas uma questão de decidir, é uma questão de querer, obviamente no início dá um pouco de medo, mas usem esse medo como trampolim para impulsionar a tomar uma atitude, obviamente que é algo novo, trata-se de um mundo completamente diferente, especialmente para as pessoas como nós que vivem em países latino-americanos, somos muito expressivos, enquanto que os russos são um pouco mais calmos, mas é disso que se trata, de conhecer uma nova cultura, animem-se, espero os ver muito em breve por lá e quero quem também relatem como foi tomar a decisão de ir para a Rússia.

Se você quer saber mais sobre como fazer uma especialização médica na Rússia, pode entrar em contato conosco ou escrever sua pergunta mais abaixo (secção de comentários).