Muitos estudantes latino-americanos interessados em estudar na Rússia se perguntam se vale a pena receber assessoria especializada para estudar em tal país (em vez de fazer as coisas por conta própria), por isso, vamos compartilhar algumas vantagens e desvantagens que existem em contratar uma assessoria especializada (serviço fornecido pela ALAR) em fazer as coisas por conta própria, visando estudar na Rússia:

Vantagens da assessoria especializada

– Economia de tempo.
– Serviço personalizado.
-Garantia de vaga na universidade (se os requisitos forem atendidos).
– Garantia e suporte da empresa que presta a assessoria.
– Formação gratuita em idioma russo (presente ou bônus especial da ALAR).

Desvantagens da assessoria especializada

– Necessidade de um pagamento para a prestação do serviço.

Vantagens de fazer as coisas por conta própria

– Não necessita de pagamento pelos serviços.

Desvantagens de fazer as coisas por conta própria

– Perda de muito tempo.
– Tratamento e processo não personalizados.
– Nenhuma garantia de vaga (mesmo atendendo as exigências).
– Falta de respaldo ou garantia de uma empresa especializada.

Como se pode ver, apesar de uma assessoria envolver certo custo financeiro, é importante compreender que ao contratar os seus serviços muitas vantagens são obtidas, por exemplo, economia de tempo, garantia de vaga, serviço personalizado, treinamento, etc… Os quais podem ser fundamentais para o estudo em uma universidade localizada em um país como a Rússia.

Tempo: o recurso mais valioso

Em nossa larga experiência com muitos estudantes latino-americanos, que já viajaram e desejam viajar para a Rússia, podemos afirmar que o fator mais importante é o tempo que o aluno perderá tentando fazer as coisas por conta própria, já que se o mesmo não sabe exatamente quais passos deve seguir (e sobretudo, em que momento deve executá-los) poderá ficar de fora de uma chamada e consequentemente terá que esperar um ou dois anos para voltar a participar de uma nova chamada. Existem muitos estudantes que contratam os serviços da ALAR, devido no passado terem ficado de fora, porque não foram corretamente assessorados sobre quais documentos apresentar ou quais passos seguir para realizar a inscrição.

Se você ainda tiver alguma dúvida ou pergunta sobre os serviços prestados pela ALAR pode entrar em contato conosco ou escrever sua dúvida mais abaixo (na secção de comentários).