Constantemente falamos sobre os benefícios e vantagens de estudar na Rússia, no entanto, também temos que destacar que este país pode não ser um destino adequado para todas as pessoas, neste artigo comentaremos 7 razões pelas quais a Rússia poderá não ser o melhor destino de estudos para você:

1.- Se não deseja aprender um novo idioma

Todos os estrangeiros que planejam na Rússia (exceto aqueles que pretendem cursar graduações e pós-graduações em inglês) devem passar pela faculdade de idioma e nivelamento académico, onde aprenderão o idioma russo, se você não deseja aprender um novo idioma e não ter uma vantagem competitiva (dominar uma segunda língua, como a russa) então, a Rússia não é um destino aconselhado para você.

2.-Se sente dificuldade em se adaptar a novos ambientes sociais

Se é algo muito difícil para você fazer novas amizades e se adaptar a um novo ambiente social e acadêmico, então a Rússia não é um destino apropriado para você estudar, pois, como em qualquer outro país estrangeiro, você precisará se adaptar a um novo ambiente social, além disso, terá que se relacionar com pessoas de diferentes culturas. Lembre-se que estabelecer relações profissionais e pessoais é algo muito importante, pois isso lhe propiciará crescimento em todos os âmbitos da vida. Como exemplo, podemos citar casos de estudantes latino-americanos que estudam na Rússia e desenvolvem contatos muito importantes na sua área profissional nesse país (os quais perdurarão no tempo).

3.-Se tem demasiado apego aos seus pais

Se você tem exagerado apego emocional aos seus pais e sequer pensa em afastar-se deles (e nem deseja fazer esse sacrifício por algum tempo para se desenvolver pessoal e profissionalmente), então a Rússia não é o destino certo para cursar sua graduação ou pós-graduação. Lembre-se, estudar no exterior requer certo grau de dependência e maturidade, por isso, se você acredita que ainda não está completamente preparado nesses aspectos, o sensato seria não estudar na Rússia.

Muitos latino-americanos que estudam atualmente na Rússia também amam muito seus pais (e sentem muita saudade deles), mas não usam isso como uma desculpa para não realizar suas metas e objetivos de vida, ao contrário usam esses nobres sentimentos como uma “mola propulsora” que os motiva a cumprirem seus sonhos de estudar na Rússia e se tornarem excelentes profissionais. Desta forma, eles honram seus pais fazendo-os se sentirem orgulhosos do fato de seus filhos estarem concretizando os próprios sonhos.

4.-Se deseja fazer cursos superiores fáceis e pouco exigentes

Se você está acostumado a cursos com pouca exigência e disciplina, e prefere estudos mais fracos (que não requeiram nenhum tipo de esforço ou desafio) então a Rússia não é um destino aconselhado para você, e isto se deve ao fato que o nível acadêmico russo é bem exigente (pois seu objetivo é formar profissionais de alto nível), além disso, precisa ter em mente que os estudos nesse país são de tempo integral, devido ao bom nível de esforço e dedicação requeridos.

5.-Se é levado facilmente por comentários negativos de amigos, conhecidos e familiares

Se você é uma pessoa sem personalidade própria, que se importa com “o que os outros dizem”  e dá muita relevância aos comentários negativos de seus familiaresamigos e conhecidos, dá muita atenção a opiniões de pessoas que não conhecem a Rússia de fato, então o melhor será não estudar nesse país, já que estudar no exterior exige que a pessoa esteja focado em suas metas e objetivos, que tenha o caráter e a capacidade de defender suas próprias convicções, que tome decisões baseadas em informações confiáveis e entenda que sempre haverá pessoas opinando sobre coisas que “não conhecem” ou que simplesmente se oponham aos sonhos alheios.

6.-Se não tem afinidade ou interesse pela cultura russa

Se você não tem vontade de conhecer mais sobre a cultura russa ou não sente afinidade por ela, o mais aconselhável será não viajar para estudar nesse país. Uma das principais razões pelas quais muitos estudantes latino-americanos viajam para a Rússia para cursar suas faculdades e universidades é porque sentem algum interesse pela cultura russa e desejam saber mais sobre ela.

7.-Se não quer ter um diploma superior reconhecido em outros países e com prestigio internacional

Se você deseja um diploma de nível superior que seja válido apenas em seu país de origem (que não tenha prestígio internacional) então, não procure estudar na Rússia, já que a motivação que faz com que muitos estudantes latino-americanos busquem estudar nesse país é devido justamente ao reconhecimento e prestigio internacionais que os títulos ou diplomas russos possuem.

8.-Se não deseja ter vantagens sobre os concorrentes no mercado de trabalho

Ter um diploma de nível internacional e dominar um segundo idioma lhe proporcionará grande vantagem sobre outros candidatos na busca de oportunidades no mercado de trabalho, geralmente uma graduação internacional e o domínio outro idioma têm maior relevância (e causam um melhor impressão) que uma simples graduação nacional. Se você não tem interesse nessa vantagem competitiva é aconselhável que não procure estuda na Rússia.

O que achou desse tema? Estudar na Rússia é uma vantagem ou desvantagem para você?

Se apesar de tudo o que foi abordado anteriormente você ainda se sente interessado em estudar na Rússia lhe recomendamos que se inscreva para receber nossa newsletter  e ter acesso gratuito ao artigo Como estudar uma Graduação ou Pós-graduação na Rússia.

Imagem de ©Kichigin via Canva.com