Atualmente a demanda de jovens latino-americanos que desejam estudar em países europeus é crescente, e um destes países é a Rússia, que oferece uma educação de qualidade, garantindo o melhor quadro profissional qualificado em diversas áreas de especialização, tecnologia de ponta em todos seus equipamentos, sobretudo, com toda a segurança necessária para aqueles que querem estudar em território russo.

Isso se torna possível, através de serviços prestados por instituições como a ALAR, que atuam com eficiência em busca da melhor opção de estudos na Rússia para você. Por isso, lhe convidamos a conhecer mais sobre a ALAR e os benefícios que a mesma oferece.

É normal que ante uma decisão tão importante, como estudar em outro país, surjam inúmeras dúvidas de todo tipo, por isso lhe trazemos três perguntas comuns que se destacam entre o oceano de dúvidas que surgem nesse momento:

Como é a Rússia?

Para saber como é a Rússia, devemos levar em conta uma série de aspectos, tais como, cultura, costumes, comida, pessoas, clima, entre vários outros (que como um turbilhão vem a nossa mente quando pensamos em como é estar em um país diferente) e, também, outras peculiaridades no que tange ao fuso horário, clima, etc… Todavia, a ansiedade não pode lhe desanimar, pelo contrário, tente imaginar em como será bom conhecer um país novo, com uma grande história, lugares extraordinários, maravilhas arquitetônicas e os segredos que envolvem seus palácios, teatros e demais atrativos turísticos.

Quanto ao clima, você não precisa se preocupar, pois, dependendo do lugar onde irá estudar há disponibilidade tanto de clima frio como do calor, depende somente do lugar onde se encontra a universidade.

No que se refere aos costumes não há o que temer, pois pensar que os russos são pessoas mal-humoradas é um grande equívoco. Aproveite ao máximo a qualidade de ensino e disciplina que terá estudando nesse país, pois algumas das virtudes do povo russo é a disciplina e a determinação.

Como vou estudar se não falam o meu idioma?

Outra dúvida que gera muita expectativa, em se tratando de estudar na Rússia, é quanto ao idioma. Evidentemente que falam o russo um idioma bem diferente do nosso, mas não precisa se preocupar com isso, pois a ALAR disponibiliza para você cursos desse idioma, que lhe ajudarão a ficar mais familiarizado com a língua, e antes mesmo de começar seus estudos nesse país, você ainda passará por um período preparatório para que possa iniciar seus estudos sem problemas, além do mais existem muitas vantagens em aprender um novo idioma.

Não precisa ter medo, basta apenas descobrir como o idioma funciona e poderá se tornar bilíngue, algo que contará no seu curriculum, pois não existe nada melhor que mostrar que você “Fala Russo”. Em nosso artigo anterior Precisa fazer um curso rápido de russo? Você poderá encontrar uma excelente opção em curso da língua russa que a ALAR disponibiliza para você.

É seguro o lugar onde eu vou morar?

Uma coisa que põe em xeque a decisão de estudar na Rússia é a segurança do lugar onde você vai ficar alojado, considerando o fato de que passara de 2 a 5 anos de sua vida nele, dependendo do curso que vai fazer ali. Entretanto, como foi mencionando no artigo intitulado As moradias universitárias na Rússia são seguras? Só existem benefícios, que variam de acordo com o local escolhido pelo estudante. Por isso, se anime e procure estudar na Rússia, deixando para trás os seus receios que podem lhe privar de conhecer e desfrutar desta magnífica e inesquecível experiência.

São muitos os testemunhos que você pode encontrar de estudantes que se atreveram a realiza o sonho de estudar na Rússia, onde viveram grandes momentos e emoções que você só poderá desfrutar vivendo na pele essa maravilhosa experiência.

Você gostaria de estudar na Rússia? Está animado para fazer um curso universitário ou mestrado nesse país? O que achou do artigo?

Se deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, você pode entrar em contato conosco ou deixar sua dúvida mais abaixo (seção comentários).

Imagem de mcgrey77 via Flickr.com sob licença de creative commons.