O ser humano, por natureza, tem se caracterizado por ser errante e, consequentemente, mudar constantemente de endereço. Atualmente, o número de pessoas que mudam de endereço é expressivamente grande, tanto que, em alguns países latino-americanos se tem registrado uma crescente emigração pra países europeus. Um dos grupos que geralmente tomam essa decisão são os jovens, os estudantes; que ante a necessidade de melhorar seu nível profissional, optam por realizar graduações, especializações e mestrados em países europeus.

A Rússia é um dos países que mais acolhe jovens estudantes latinos e se caracteriza por ter um bom número de universidades de grande prestigio, que têm proporcionado, por muitos anos, uma educação de qualidade excelente a nível mundial, e não é segredo o fato de que quando os russos fazem algo o fazem muito bem.

Como já comentamos, muitas vezes tomar uma decisão tão importante para nossas vidas como não é fácil mesmo, mas é lógico que nos enche gratificação e satisfação pessoal, sobretudo por melhorar notavelmente nosso Curriculum. Agora, pense apenas nas vantagens que poderá ter no mercado de trabalho ao decidir  estudar na Rússia, seja uma graduação universitária completa ou somente uma especialização (como uma especialidade médica) ou mestrado.

Algo que muitas vezes nos preocupa são as dúvidas que nos vem à cabeça sobre quanto custará e como será nossa estadia, se nos dermos a oportunidade de estudar na Rússia. Isso acontece porque as vezes damos muita importância aos mitos que escutamos sobre os russos: de que são muito fechados, nada flexíveis, que não gostam de latinos, e muitas outras mentiras, que se impõem como barreiras devido ao medo que nos acomete ante o desafio de estudar em outro país.

É verdade que o idioma é um pouco diferente; o clima, a comida e a cultura não são como em nossos países, mas se nos ativermos podemos transformar esses medos em oportunidades fabulosas para provar de uma nova gastronomia, conhecer novos lugares arqueológicos carregadores de história, conhecer a neve de perto, falarmos uma nova língua (com certeza a maioria não fala russo) e o mais importante de tudo, conquistarmos um diploma de prestigio que servirá de destaque nos nossos currículos.

Por isso tudo e muito mais, lhe convidamos a conhecer os segredos que a grande Rússia tem guardado para você. Perceberá que o clima pode ser genial, as aulas excelentes, provará de outra cultura que ampliará os seus horizontes e mudará totalmente a sua perspectiva de mundo. O melhor de tudo é que você não precisará fazer todos trâmites para isso sozinho, a ALAR lhe oferece um serviço ideal e garantido de assessoria para que ingresse na tua universidade que escolher estudar na Rússia.

Você gostou desse artigo? Deseja ser o próximo a viajar para a Rússia?

Se deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, você pode entrar em contato conosco ou escrever as suas dúvidas mais abaixo (seção comentários).

Imagem de Lucas via Flickr.com sob licença de creative commons.