Alguns países da América Latina têm um sistema de ensino que vigora por muitos anos sem qualquer alteração, com deficiências próprias de um estado que deixou de lado a educação para priorizar outras questões, como o desenvolvimento econômico e a saúde, em termos de sua infraestrutura. Onde conseguir uma vaga para cursar uma especialização, se isso envolve longos processos burocráticos de admissão, quotas limitadas e custos muito elevados? Fatores que contribuem para que o médico planeje continuar seus estudos no exterior

Se você é um estudante que sempre busca cumprir exigentes metas pessoais e deseja estudar no exterior, em algum país da Europa, mas não consegue decidir em qual, nós lhe ajudaremos a tomar essa importante decisão, lhe apresentando as vantagens de estudar no maior país da Europa, a Rússia.

Quais são as vantagens oferecidas pela Rússia, em comparação com outros países europeus?

Acesso ao visto

Na Rússia, as universidades oferecem suporte para a obtenção do visto. A partir do momento em que você envia sua documentação para a ALAR; essa será reenviada para a universidade que você escolheu estudar, após isso, você receberá um cartão de convite com o qual poderá ir ao consulado russo em seu país para pegar o visto. Em outros países europeus, a decisão de conceder ou não o visto fica a cargo do consulado e sua obtenção é algo incerto.

Aprendizagem do idioma russo antes da especialidade

Muitos se perguntam: Se não falo a língua russa como poderei cursar a minha especialidade? É muito simples, as universidades da Rússia oferecem cursos completos do idioma russo em suas reconhecidas Faculdades de Idioma e Nivelamento Acadêmico, que é um pré-requisito indispensável para ser preparar adequadamente e continuar com a especialização após termina-la.

Lembre-se: Não há nada melhor do que aprender uma nova língua no seu próprio país de origem. Tendo consciência disso, a ALAR lhe oferece, antes da sua viagem, 120 horas de ensino do idioma russo, ministrado por uma professora russa, para que você tenha uma base sólida da língua e sua viagem e estadia sejam as mais proveitosas possíveis.

Alojamento de universitário garantido, a custos acessíveis

As universidades russas oferecem moradias universitárias dentro do próprio campus ou próximo a ele, dependendo das necessidades e condições do estudante. Os custos dos alojamentos podem variar, porém, sempre estão abaixo dos preços cobrados nos demais países europeus, onde as moradias universitárias são bem mais limitadas e, na maioria das vezes, o próprio estudante quem deve encontrar sua moradia, fazendo com que o orçamento e investimento em seus estudos extrapolem ou fiquem mais caros…

Cheia de abertura para o acolhimento de cidadãos estrangeiros

A Rússia é um país que proporciona um elevado nível acadêmico a estudantes vindos de todo o mundo, que podem escolher entre as excelentes universidades disponíveis. Por isso, que estudantes de diversos países, como Japão, EUA, Nigéria e Espanha preferem continuar os seus estudos na Rússia; aproveitando para compartilhar e disseminar suas culturas e desfrutar de grandes amostras disponíveis no país para todos os que desejam apreciar a arte em forma de cidade.

Nos demais países europeus, há um processo inverso de aceitação de estrangeiros, com normas pouco flexíveis e bastante rigorosas; o que não ocorre na Rússia; veja os depoimentos de médicos que se encontram estudando no pais atualmente.

estudiar en rusia y no en otros paises europeos 1jpg

Acesso preferencial para estudantes estrangeiros

A Rússia facilita o acesso a médicos estrangeiros, graças aos convênios com a ALAR, os quais diferem de acordo com a universidade. Em algumas dessas universidades o acesso se dá por meio de uma simples entrevista pessoal, em outras através de uma prova ou exame, sempre levando em consideração a qualidade do estudante estrangeiro; avaliando o desempenho deles durantes as aulas de maneira personalizada. Em outros países europeus não há uma política definida, em relação aos estudantes estrangeiros, por esta razão que os médicos colombianos, mexicanos, bolivianos escolhem a Rússia como um destino para cursarem suas especializações.

Você quer ser o próximo a estudar sua especialidade médica na Rússia?

Se deseja saber mais sobre as especialidades médicas, pode escrever sua dúvida mais abaixo (seção comentários) ou visitar pessoalmente um de nossos  Escritórios.

Imagem de Andrea Arias Enríquez através de Flickr.com sob licença de creative commons.