Estudar em outro país é um processo de adaptação, e isso também exige algum apoio de nossos colegas estudantes. Geralmente, o estudante estrangeiro que chega a outro país, comete o erro de apenas interagir apenas com alunos estrangeiros como ele, no entanto, devemos levar em consideração que para alcançar os nossos objetivos, é muito importante se relacionar também com estudantes locais (logo após conhecê-los). Na sequência compartilharemos algumas vantagens de construir amizades com os estudantes locais.

Aprendizagem do idioma

Se o país onde estudamos possui uma língua distinta, é essencial aprimorarmos nossas habilidades de domínio da linguagem falada, embora existam cursos também para isso (como no caso das universidades russas que contam com a Faculdade de Idioma e Nivelamento Acadêmico, onde se ensina russo a estudantes estrangeiros). O mais importante é «praticar» o idioma com os habitantes locais, já que dessa forma se acelera o processo de aprendizagem e se pode aperfeiçoar o uso do novo idioma (tornando-se uma segunda língua).

Compreensão da cultura local

Evitar estabelecer boas amizades com os moradores locais não nos permitirá aprender mais sobre cultura do lugar, lembre-se: viver em um país estrangeiro é bem diferente de viver interagindo com os habitantes nativos, aprendendo a cultura e aperfeiçoando a aprendizagem do idioma do país. Participar de reuniões sociais e fazer parte do círculo de amigos de um morador local nos permitirá saber de forma detalhada as suas ideias e a maneira como pensam, o que nos ajudará a entender e se adaptar ao novo ambiente.

Amizades ao longo do tempo

Além dos diversos benefícios culturais e profissionais, poder construir amizades sólidas que nos permitirá estabelecer laços de fraternidade e companheirismo que transcenderão fatores como distância e tempo. O mundo dá muitas voltas e nunca saberemos quando vamos precisar de outras pessoas; além do que poderemos construir amizades sólidas, ao ponto de considerá-las como membros de nossa própria família (ou uma segunda família).

Contatos profissionais

Esta é uma das mais importantes vantagens, pois por meio de contatos profissionais poderemos ter acesso a mais oportunidades de trabalho, alianças estratégicas e parceria para o desenvolvimento de projetos futuros. Lembre-se que um habitante local possui seu próprio círculo de contatos profissionais, o que pode ser muito útil para nós (em termos de negócios ou profissão) no futuro.

O que achou desse assunto? Quais as vantagens que estabelecer amizades com moradores locais?

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, pode se inscrever para receber o nosso boletim informativo e ter acesso gratuito ao artigo intitulado Como estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia .

Imagem de Iridian Busani Coronado via Flickr.com sob licença creative commnos.