Ao pensar em Astronomia a associamos com o espaço, as estrelas, os planetas, etc. Na Rússia, a Astronomia está associada a grandes conquistas que têm significado um avanço para a ciência e para a humanidade, como por exemplo: enviar o primeiro homem ao espaço, que por sua vez, trouxe consigo outras missões como colocar a primeira mulher no espaço, etc…

Essa carreira se especializa em quais atividades?

A Astronomia é a ciência que tem por objetivo estudar os corpos celestes que se encontram no universo, entre os quais estão: planetas, satélites, cometas, asteroides, meteoritos, estrelas, matéria interestelar, sistema de matéria escura, galáxias, aglomerados de galáxias, seus movimentos e tudo aquilo que está relacionado a esse assunto, sendo um estudo praticamente infinito onde sempre haverá algo novo a ser descoberto.

Contribuições russas para os estudos astronômicos

A Rússia, por ser um país cujos os cientistas se concentram no estudo do espaço exterior, desenvolve pesquisas que têm aportado grandes contribuições para a ciência e, por conseguinte para suas universidades, que são as mais buscadas por aqueles que pretendem se especializar nessa matéria. A Rússia é um dos países que têm contribuído com a NASA fornecendo equipamentos, engenheiros e cientistas que apoiam tanto na parte técnica como na científica.

Estudando a carreira de Astronomia na Rússia

Normalmente se costuma confundir a graduação de Engenharia Aeronáutica com a de Engenharia Aeroespacial; se o que você busca é algo relacionado com a astronomia, então a engenharia aeroespacial pode ser a sua melhor opção. Uma das universidades favoritas para aqueles que gostam do espaço, é precisamente a Universidade Aeroespacial de Samara (SGAU), onde são ensinadas as graduações, pós-graduações e mestrados voltados a essa área, como a Astronomia e a Cosmonáutica. A Universidade Estatal de Moscou (Bauman) tem sido o berço de mentes brilhantes, como Serguei Korolev, homem que projetou a Voltok (a nave que levou Yuri Gagarin ao espaço).

Engenharia Aeronáutica ou Engenharia Aeroespacial?

Há de se levar em consideração que a Engenharia Aeronáutica e a Engenharia Aeroespacial são carreiras completamente diferentes, como vimos em nosso artigo anterior intitulado Tem interesse em estudar engenharia aeronáutica?, a engenharia aeroespacial além de estudar os objetos que voam dentro da atmosfera também estuda aqueles que voam fora da atmosfera terrestre também, como por exemplo: mísseis, satélites e naves espaciais, a engenharia aeronáutica estuda e se especializa nos objetos que voam apenas dentro da atmosfera terrestre.

O desenvolvimento aeroespacial na Rússia

Na atualidade a Rússia é um dos países líderes no desenvolvimento de foguetes (entre os que se destacam temos o Protón e o Angará) e diversos sistemas de propulsão (que hoje em dia se encarregam de realizar os lançamentos da EEI), além de sua rica cultura e tradição aeroespacial, onde sabemos que a Rússia é uma boa alternativa para que deseja se desenvolver profissionalmente nessa carreira.

Reconhecimento internacional do diploma russo

Como já mencionamos em outros artigos, os profissionais que cursam uma graduação ou mestrado na Rússia possuem um grande prestígio, além de poder gozar do reconhecimento internacional dos seus diplomas, devido o país estar integrado ao Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES) o qual agrupa todos os países da Comunidade Econômica Europeia. Além disso, graças ao acordo de Lisboa de 1999, entre a Rússia e a Comunidade Econômica Europeia, as graduações acadêmicas das universidades russas são reconhecidas nos países que são parte da Comunidade Europeia.

O que achou desse assunto? Gostaria de estudar Engenharia Aeroespacial na Rússia?

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, pode entrar em contato conosco ou escrever sua dúvida mais abaixo (secção comentários).

Imagem de myersalex216 via Pixabay.com sob licença creative commons.